Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > AUTOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AUTOS

BYD já vende mais na Bahia que Peugeot e Citroën somadas

Fabricante chinesa é a líder no mercado de elétricos e híbridos

Por Gabriel Moura

27/08/2024 - 7:00 h
BYD inaugurará fábrica em Camaçari
BYD inaugurará fábrica em Camaçari -

Os carros chineses já são realidade na Bahia, especialmente a BYD. Novata no estado, a montadora já desbancou as tradicionais francesas Peugeot e Citroën, e vende mais que as duas somadas.

De janeiro até o fim de agosto de 2024 foram emplacados 1.315 BYDs, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), ante 594 Citroëns e 474 Peugeots - 1.068 juntas.

Leia mais de AUTOS

>> Citroën lança carro turbo e automático mais barato do Brasil; detalhes
>> Brasil supera em 100% meta para reciclagem de pneus
>> Motoristas por aplicativo criam códigos para se prostituir em Salvador

Os dados colocam a chiinesa entre as principais montadoras do estado, sendo a líder de venda entre os elétricos.

Outro ponto importante para se levar em conta neste dado é a motorização dos carros. Enquanto a BYD comercializa apenas elétricos e híbridos, as francesas são dependentes dos modelos a combustão.

A Citroën vende apenas os Aircross, C4 Cactus e C3 movidos a álcool e gasolina. A Peugeot até possui modelos híbridos em sua gama, mas, no estado, quase 90% das vendas são dos tradicionais 208.

Já na BYD os líderes são justamente os elétricos Dolphin Mini e Dolphin, com 409 e 376 vendas, respectivamente. Já o terceiro é o híbrido Song, disponível nas versões Plus e Pro, com 346.

Mais de BYD

>> Funcionários da BYD em Camaçari viajam para intercâmbio na China
>> Otimista, BYD já planeja mais uma fábrica no Brasil

Crescimento

Os números tornam-se ainda mais expressivos caso comparados a 2023, ano de estreia da BYD no Brasil. De janeiro a dezembro, foram 456 BYDs emplacados no estado, muito menos que os 794 da Peugeot e 873 da Citroën.

Investimento

A projeção da BYD é crescer ainda mais no estado. Para isso, já abriu quatro concessionárias em Salvador - a Fiat, líder absoluta na Bahia, tem 'apenas' três, por exemplo - para aumentar tanto as opções para os novos compradores quanto o pós-venda.

Até a propagandeada fábrica em Camaçari deve ser ainda maior do projetado inicialmente. Há uma semana, o Portal A TARDE publicou com exclusividade que a projeção de demanda dos carros BYD aumentou, provocando amplicação da planta.

Leia: Projeção de demanda sobe e BYD deve ampliar planta em Camaçari

Antes, a previsão era construção de um complexo em uma área de 330 mil metros quadrados, que empregaria cerca de 10 mil pessoas. A versão expandida ainda não foi confirmada.

A informação foi confirmada ao Portal A TARDE pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida (PSB). Segundo ele, a expectativa é que os carros produzidos pela BYD já sejam colocados no mercado no próximo ano.

“A BYD já é uma realidade. A novidade que existe da BYD é a possibilidade de ampliação do projeto já anunciado e que está em andamento. Ou seja: dentro da companhia, está aprovada essa planta na Bahia e, a partir de estudos que já foram realizados, tudo indica que eles vão ter que ampliar a capacidade de produção para além do que foi projetado. Isso é um bom sinal”, contou Almeida.

A BYD se instalou totalmente em Camaçari a partir de março de 2024, após chegar a um acordo no valor de R$ 300 milhões para assumir o espólio estrutural da montadora norte-americana Ford no Polo Industrial.

A expectativa é que, além da antiga planta industrial da Ford, a BYD também assuma todos os benefícios que estão destinados à montadora norte-americana na Bahia.

O investimento previsto inicialmente para a instalação das fábricas em Camaçari era de R$ 5,5 bilhões. Com a ampliação do projeto, que já era tratado pela BYD como uma espécie de “Vale do Silício baiano”, a tendência é que esse valor aumente.

Todos os carros da BYD comercializados no Brasil atualmente são importados da China. A fabricação em território baiano já inicia em 2025.

A previsão é que por cá sejam produzidos os modelos Dolphin, Dolphin Mini e Song Plus. Espera-se também que a picape Shark tambem seja fabricada por lá.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia byd carros Citroën mercado Peugeot Sucesso Vendas

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
BYD inaugurará fábrica em Camaçari
Play

CARDE: Museu une inovação, cultura e história automotiva brasileira

BYD inaugurará fábrica em Camaçari
Play

Camaro 2019 tem novidades, mas preço fica para janeiro

BYD inaugurará fábrica em Camaçari
Play

Volkswagen realiza evento com test drives gratuitos na Fonte Nova

BYD inaugurará fábrica em Camaçari
Play

Categoria de acesso

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA