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CENÁRIO ATUAL

De Salvador a Itacaré de carro elétrico: como está a infraestrutura

Viagem de ida e volta mostra cenário dos dois caminhos terrestres para chegar ao destino turístico, calculando custos, percurso e tempo de viagem

Por Jair Mendonça Jr

11/07/2025 - 18:00 h | Atualizada em 11/07/2025 - 21:14
Imagem ilustrativa da imagem De Salvador a Itacaré de carro elétrico: como está a infraestrutura
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Impulsionado pela busca por uma mobilidade mais sustentável, tecnológica e econômica, o mercado de carros elétricos tem crescido significativamente no Brasil, com recordes de vendas e aumento da popularidade. Na Bahia, conforme dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), entre janeiro e abril de 2024, foram 1.476 veículos eletrificados emplacados. No mesmo período de 2025, o número disparou para 2.751, um crescimento de 86%.

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Os novos usuários desse tipo de veículo que moram em capitais, além da comodidade de carregá-los na sua residência, têm à disposição vários pontos de carregamento, como shoppings centers, postos de combustíveis, supermercados, concessionárias, farmácias, dentre outros. No entanto, longe dos centros urbanos, será que a realidade é a mesma?

Para mostrar o cenário na Bahia, a equipe de reportagem do GRUPO A TARDE partiu de carro elétrico de Salvador rumo a um dos principais destinos turísticos do país: Itacaré, localizado na Costa do Cacau, no sul do estado. A missão é saber se existem carregadores no trajeto, calcular distância entre eles, tempo de recarga - que depende da potência do carregador -, custos para o carregamento, tempo de viagem e total de quilômetros percorridos.

Mesmo após pesquisas identificarem existir pontos de recarga no trajeto, por segurança, o veículo que usamos foi um BYD King GS, que combina motor a combustão com motor elétrico. Juntos, tem uma autonomia de cerca de 1.200 km.

Imagem ilustrativa da imagem De Salvador a Itacaré de carro elétrico: como está a infraestrutura
| Foto: Google Maps

De Salvador a Itacaré de carro existem dois caminhos: pelo Terminal Marítimo de São Joaquim, pegando o ferry boat e realizando a travessia da Baía de Todos os Santos para a Ilha de Itaparica e, chegando lá, seguir pela BA-001. Ou pela BR-324 sentido Feira de Santana, continuar pela BR-101, depois BR-030 e então a BA-001 até Itacaré. Para trazer mais informações e opções aos leitores, fizemos os dois trajetos: fomos pelo ferry e voltamos pela BR-116.

IDA

Imagem ilustrativa da imagem De Salvador a Itacaré de carro elétrico: como está a infraestrutura
| Foto: Jair Mendonça / PORTAL A TARDE


Com tanque de combustível cheio e nível da bateria em 60%, partimos da capital baiana. Sem fila, assim que chegamos no Terminal de São Joaquim, embarcamos.
Pagamos 79,80 (uma terça-feira) pela travessia até Bom Despacho (Ilha de Itaparica). O trajeto durou 50 minutos. Chegando lá, seguimos via terrestre pela BA-001, que dá acesso direto a cidade de Itacaré.

Primeiro ponto encontrado, em Bom Despacho
Primeiro ponto encontrado, em Bom Despacho | Foto: Jair Mendonça / PORTAL A TARDE

Para nossa surpresa, porque não identificamos resgistros desse ponto, há cerca de 4km do terminal de Bom Despacho, encontramos o primeiro ponto de recarga. As estações de carregamento ficam no estacionamento do supermercado Atacadão e é preciso baixar um aplicativo para ter acesso ao equipamento.

Ao chegarmos no local, a bateria marcava 44%. Iniciamos o carregamento, com a potência de 5,5 kv. Para não perder muito tempo no primeiro ponto, carregamos por 60 minutos e o nível da bateria subiu para 72%. O custo foi de R$ 7,24.

Imagem ilustrativa da imagem De Salvador a Itacaré de carro elétrico: como está a infraestrutura
| Foto: Jair Mendonça Jr

Seguimos dirigindo por horas pela BA-001. Passamos por diversos postos de combustíveis, cidades, distritos e povoados e não encontramos mais nenhum ponto de carregamento.

Paramos em todas as cidades para perguntar se haviam pontos de carregamento
Paramos em todas as cidades para perguntar se haviam pontos de carregamento | Foto: Jair Mendonça Jr

Ao longo do trajeto, paramos em todas as cidades que margeiam a BA-001 e perguntamos a moradores e comerciantes se haviam pontos de recarga, sem sucesso. Isso impactou no tempo de viagem.

Imagem ilustrativa da imagem De Salvador a Itacaré de carro elétrico: como está a infraestrutura
| Foto: Jair Mendonça / PORTAL A TARDE

Chegamos na cidade de Itacaré seis horas após a saída, em Salvador. Lá também não tem nenhum ponto de carregamento. No total, percorremos 256 km e o painel do veículo marcava que ainda restavam 23% de bateria e mais 834 km de autonomia a combustão. Gastamos, incluindo ferry e carregamento, R$ 87,04 para chegar ao destino.

Autonomia do veículo após chegar em Itacaré
Autonomia do veículo após chegar em Itacaré | Foto: Jair Mendonça / PORTAL A TARDE
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VOLTA

Partimos rumo a Salvador com 23% de bateria e mais 834 km de autonomia a combustão. Novamente, paramos em todas as cidades às margens do nosso trajeto, que dessa vez foi pela BR-116.

Primeiro ponto de carregamento na viagem de volta
Primeiro ponto de carregamento na viagem de volta | Foto: Jair Mendonça Jr

Só fomos encontrar o primeiro ponto na cidade de Santo Antônio de Jesus, distante cerca de 200 km de Itacaré, dentro do Pena Branca Hotel e Eventos, localizado no Km 262, em Amparo. A única estação de carregamento fica no estacionamento do estabelecimento e o valor cobrado pela hora é de 8 reais para quem é hóspede e 12 reais para quem não é. A potência de recarga é de 5 KW.

Segundo ponto de carregamento
Segundo ponto de carregamento | Foto: Jair Mendonça Jr

Seguimos em direção a Salvador e encontramos mais um ponto de recarga, na cidade de Cruz das Almas, distante 45 km de Santo Antônio de Jesus. O equipamento fica dentro do Valparaíso Hotel, na rua Lions Clube, 1367. Por 20 minutos de carga, pagamos R$ 8.

Já próximo a Salvador, encontramos mais dois locais: Feira de Santana, no Boulevard Shopping - com estações no estacionamento G1 -, e no restaurante Maria Antônia, na BR-324, km 584, distrito Industrial, em Candeias. Decidimos não carregar porque tinhamos autonomia no veículo para chegar ao destino final.

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Após nove horas de viagem, chegamos em Salvador. O total percorrido na volta foi de 395 Km. Com 25% bateria, o veículo ainda marcava uma autonomia de 168 km. Como não pegamos ferry boat, o custo total da viagem de volta foi de R$ 27 (20 de recarga e 7 de pedágio, em Candeias, concessionária Bahia Norte). Vale ressaltar que a capacidade do tanque de combustível do BYD King GS é de 48 litros e foi abastecido na ida.

Autonomia do veículo após chegarmos em Salvador
Autonomia do veículo após chegarmos em Salvador | Foto: Jair Mendonça Jr

Calculando o valor da gasolina, que em Salvador custa em média R$ 6,50 o litro, e multiplicando por 48 (capacidade do BYD King), temos um total de R$ 312 de custo de gasolina ida e volta, mais R$ 34,24 de carregamento, mais R$ 79,80 travessia de ferry, mais R$7 pedágio. No total, ida e volta, gastamos R$433,04.

BYD anuncia a maior e mais inovadora rede de recargas do Brasil

A BYD, líder mundial em vendas de carros eletrificados, em parceria com a EZVolt e a Tupi, a solução, permitirá que motoristas utilizem uma ampla rede de carregadores, com localização e pagamento diretamente na plataforma BYD Recharge. Segundo a montadora, a partir de agora, os clientes contam com mais de 450 eletropostos EZVolt, referência nacional em infraestrutura de recarga, consolidando a plataforma da BYD como a maior rede de carregadores disponíveis no Brasil.

Desenvolvido também em parceria com a Tupi Mobilidade, responsável pela tecnologia por trás do BYD Recharge, o sistema permite que os motoristas visualizem em tempo real os pontos de carregamento disponíveis, escolham a melhor opção e realizem o pagamento em um único app.

"Queremos tornar a recarga de veículos elétricos mais simples e acessível, ampliando significativamente a infraestrutura no Brasil. Com essa inovação, os motoristas poderão acessar milhares de eletropostos por meio de um único aplicativo, garantindo mais praticidade e eficiência", afirma Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD Brasil.

Na Bahia

João Vítor, instrutor de treinamento da BYD
João Vítor, instrutor de treinamento da BYD | Foto: Acervo pessoal

Segundo João Vítor, instrutor de treinamento da BYD, a fabricante de automóveis está prospectando parceiros e empresas baianas que dispõem desse serviço para aumentar o número de pontos de recarga no estado.

Ainda conforme Vítor, os clientes BYD ainda tem o aplicativo Recharge, que permite que o motorista encontre pontos de recarga próximos, verifique a disponibilidade em tempo real, visualize preços, inicie a recarga, acompanhe o andamento da sessão e realize o pagamento por diferentes meios. “Tudo isso de forma simples e rápida, diretamente pelo celular. Ele é gratuito e disponível para iOS e Android”, explica.

Sobre o BYD King CS

Imagem ilustrativa da imagem De Salvador a Itacaré de carro elétrico: como está a infraestrutura
| Foto: Jair Mendonça / PORTAL A TARDE

Projetado para oferecer eficiência energética, o King GS, veículo cedido pela marca para produção dessa matéria, possui capacidade de realizar até 44 km/l em condições ideais de uso elétrico. A combinação do motor elétrico e do motor a combustão resulta em um desempenho de aproximadamente 1.200 km. O sedã híbrido plug-in tem um motor de 1.5L a gasolina e um motor elétrico, oferecendo uma potência combinada de 235 cv. Acelerando de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, com velocidade máxima de 185 km/h. Possui uma bateria de 18,3 kWh que permite uma autonomia de cerca de 100 km em modo elétrico. Consumo cidade é de 44,2 km.

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