REFORÇO NA SEGURANÇA
Agentes da Força Nacional Penal desembarcam na Bahia
Os policiais penais da FPN chegaram na madrugada deste sábado, 31, em Eunápolis

Após autorização do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para o emprego da Força Penal Nacional, no Conjunto Penal de Eunápolis, a equipe, que é formada por policiais penais federais e policiais penais dos estados, desembarcou na Bahia na madrugada deste sábado, 31.
Os policiais foram recebidos por policiais penais do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop) e policiais penais ordinários.
Leia Também:
A medida, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, prevê atuação episódica e planejada da Força Penal Nacional por um período de 30 dias, com foco em apoio à gestão prisional, treinamento e capacitação das equipes locais.
A operação contará com apoio logístico e supervisão dos órgãos estaduais de administração penitenciária e segurança pública, conforme previsto em convênio de cooperação firmado entre as partes.
Crise em Eunápolis
O Conjunto Penal de Eunápolis passa por um intervenção e está sendo gerido pelo GEOP, visando o restabelecimento da ordem e segurança no presídio, que passa por uma grave crise desde o ano passado.
No dia 12 de dezembro de 2024, criminosos armados invadiram o Conjunto Penal e libertaram 16 detentos. Os fugitivos estavam no pavilhão B do Conjunto Penal e usaram uma "teresa" - tipo de corda artesanal formada por lençóis - para fugir pela lateral do alambrado. O momento foi registrado pelas câmeras de segurança internas do presídio.
A ex-diretora da unidade prisional Joneuma Silva Neres, chegou a ser presa sob a suspeita de ter facilitado a fuga. Ela foi a primeira mulher a assumir o posto de chefia de um presídio na Bahia.
No lugar de Joneuma, entrou Jorge Magno Alves Pinto. Ele sofreu um atentado na semana passada, o que motivou ações das forças de segurança do estado no sentido de combater a crescente onda de violência no município.
Sobre a FPN
A Força Penal Nacional, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública,é composta por policiais penais federais e policiais penais de Brasília, dos estado de Goiás, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Ceará, Paraíba, Amapá, Roraima e Bahia.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




