SEGUE O LÍDER
Bahia lidera turismo nacional e espera recorde de visitantes no verão
Alta demanda deve gerar R$ 23,7 bi ao estado
Por Redação
Quando o assunto é turismo, a Bahia segue líder no turismo nacional e se posiciona como o destino mais procurado do verão. Isso porque o estado recebe mais de nove milhões de visitantes circularão pelo território baiano durante a alta estação.
A alta demanda deve gerar R$ 23,7 bilhões na economia, de acordo com a pesquisa do Ministério do Turismo (Mtur), o valor corresponde a 16% dos 59 milhões de brasileiros que farão viagens a lazer no Brasil.
Leia mais
>> Bahia é o destino preferido da temporada para curtir as férias no país
>> Pelourinho encerra o ano com shows para todos os gostos
Segundo o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, o resultado da pesquisa realizada pelo MTur supera as estimativas do estado e reafirma a posição de destaque da Bahia.
"A crescente chegada de turistas é fruto do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado na promoção dos destinos, divulgação do calendário das festas de verão, prospecção de voos, capacitação da mão de obra e realização de obras de infraestrutura. Tudo isso somado ao jeito acolhedor do nosso povo", comemorou.
“A grande pluralidade de atrativos da Bahia, a permanente promoção feita pelo poder público e iniciativa privada e a atual conjuntura econômica são favoráveis e teremos um verão muito bom. Os principais destinos do estado devem registrar até 95% de ocupação da rede hoteleira. Durante o verão, a média deve chegar a 85%”, prevê o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seção Bahia (Abih-BA).
De acordo com o presidente da seção baiana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA), Leandro Menezes, este é o momento mais esperado do ano pelos empresários do setor.
“Temos a expectativa de aumento de até 15% nas vendas, em relação ao verão passado, e devemos gerar mais de 10 mil empregos diretos, além de 40 mil indiretos”.
“Este verão será surpreendente. Já percebemos o crescimento de 18% na procura por nossos serviços. Temos 12 agências em todo o estado e contribuímos para o desenvolvimento da atividade turística, especialmente, em Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Itaparica. A nossa expectativa é muito boa”, relatou Isac Lima, proprietário da Cassi Turismo, empresa de receptivo que oferece serviços de transfer e passeios.
Malha aérea
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, o aeroporto de Salvador, principal portão de entrada dos visitantes na Bahia, receberá mais de nove mil voos domésticos de todas as regiões do Brasil e 530 da América do Sul e da Europa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes