INDEPENDÊNCIA
Festejos do Dois de Julho em Salvador tem 1,2, mil PMs na segurança
Além do policiamento, agentes intensificaram abordagens preventivas no entorno dos festejos, pontos de ônibus, estações e corredores de tráfego
Por Da Redação
Os festejos pelo Dois de Julho, data da Independência do Brasil na Bahia, contou com cerca de 1,2 mil policiais militares nas ruas de Salvador, nesta terça-feira. Segundo a Polícia Militar, os agentes da corporação estiveram presentes tanto nos festejos cívicos, bem como nos ritos solenes que aconteceram na Lapinha e Centro Histórico pela manhã, e no Campo Grande pela tarde.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO DOIS DE JULHO
- Multidão vai às ruas acompanhar desfile em homenagem ao 2 de Julho
- Cerimônia religiosa dá início às comemorações do 2 de Julho na capital
- Gringos marcam presença no 2 de Julho
- Lula chega ao 2 de Julho para desfile com Jerônimo e aliados
As celebrações foram iniciadas com a alvorada e o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador. Em seguida houve a execução do Hino Nacional e a entrega das coroas de flores ao busto do general Labatut, realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, o vice governador Geraldo Júnior, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), entre outras autoridades.
O cortejo, que contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, partiu do Largo da Lapinha, seguiu pelas ruas do Centro Antigo e encerrou no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, local que marca o término da primeira parte do desfile. No final da tarde, as autoridades se reuniram para o hasteamento da bandeira no Campo Grande, com as imagens do Caboclo e da Cabocla, símbolos da luta pela Independência da Bahia.
Os militares integrantes da Banda de Música da PM Maestro João Antônio Wanderley executaram dobrados no início do trajeto e no último ato simbólico.
“Essa é a grande festa cívica da Bahia, festa da democracia, e a Polícia Militar mais uma vez está presente para dar garantia a todo cidadão que se manifeste. Temos um efetivo de 1.200 homens ao longo e no entorno do percurso e o que presenciamos é manifestação popular e tranquilidade”, afirmou o comandante-geral da PM, Paulo Coutinho, durante a caminhada.
Além do policiamento em todo o centro da cidade de Salvador, as equipes da PM intensificaram as abordagens preventivas no entorno dos festejos cívicos, nos pontos de ônibus, nas estações (de transbordo e de metrô) e nos principais corredores de tráfego. No itinerário do desfile e adjacências do Largo da Lapinha, o policiamento foi realizado pelo 18º Batalhão, 2ª CIPM, 37ª CIPM e unidades especializadas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes