SALVADOR
Três integrantes do Baralho do Crime já foram localizados em 2024
Trio ocupava papel de liderança em facções com atuação na capital baiana
Por Da Redação
As ações da Secretaria da Segurança Pública e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) já resultaram na localização de três integrantes do Baralho do Crime da (SSP-BA), ferramente que cataloga os criminosos mais procurados do estado, em 2024.
Leia mais:
>> Chefe de tráfico envolvido na morte de PF morre em confronto
O alvo mais recente a ser alcançado foi uma importante peça no esquema do tráfico de drogas do bairro de Valéria, em Salvador. Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira, o "Pablo Escobar" morreu após entrar em confrontos com forças policiais na manhã de segunda-feira, 4. Ele estava escondido em uma área de mata quando foi encontrado pelas equipes.
Líder da facção criminosa Katiara, o “Quatro de Copas” também era o alvo da operação do dia 15 de setembro do ano passado, quando o policial federal Lucas Caribé morreu em ação.
Dois fuzis, seis granadas e cerca de 150 quilos de drogas foram apreendidos pelas Polícias Civil, Militar e Federal, além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).
O “Quatro de Ouros", Márcio Mendes do Nascimento, foi preso na manhã da última sexta-feira, 1º, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Ele é apontado como responsável por vários homicídios na área de São Cristóvão.
Já Regivaldo Vasconcelos do Nascimento, o "Boneco', foi o primeiro a ser localizado. Apontado como um dos 'cabeça' da Katiara, ele morreu em confronto com a polícia no dia 18 de janeiro.
Segundo investigações e relatos de testemunhas, o criminoso tinha o papel de executor na facção que atuava. Além de rivais, Regivaldo atraía usuários de drogas com dívidas e cometia os assassinatos.
Lauro de Freitas e Cajazeiras
Na sexta-feira (1), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriu o mandado de prisão preventiva contra Márcio. Ele é acusado do duplo homicídio de Alexandre Vitor Rodrigues Pimenta e Ednei Oliveira dos Santos, ocorrido em agosto de 2020.
No dia 18 de janeiro deste ano, Regivaldo Vasconcelos do Nascimento, o "Boneco", foi encontrado no bairro de Castelo Branco, durante operação conjunta do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do 22° Batalhão da PM (Cajazeiras). Ele entrou em confronto com as equipes, foi atingido e acabou não resistindo.
“Inteligência e integração são as principais filosofias do nosso trabalho. Parabenizo os integrantes das Forças Estaduais e Federais, que trabalham incansavelmente no combate ao crime organizado na Bahia”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes