BAHIA
Cidade do interior da Bahia registra tremores de terra
Foram registrados casos de destruição do forro de teto de casa e rachaduras nas paredes
Por Da Redação
A cidade de Jaguarari, no norte da Bahia, registrou um tremor de terra nesta quinta-feira, 25. O Laboratório Sismológico da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou o abalo sísmico às 5h37 (2h37, horário de Brasília). Segundo o instituto, o abalo foi de magnitude preliminar calculada em 1.8 mR.
O tremor causou vários danos na cidade que fica a cerca de 408 km de Salvador. Foram registrados casos de destruição do forro de teto de casa e rachaduras nas paredes. Ainda na quarta-feira, 24, foi registrado um tremor de grandeza 1.7 mR, às 23h07 (20h07, horário de Brasília).
Leia também:
>>>Bahia já contabiliza mais de 100 tremores de terra em 2024
>>>Preocupante? Entenda motivo dos terremotos no Norte da Bahia
De acordo com o LabSis/UFRN, os dois abalos sísmicos secundários não tiveram impacto na estrutura de prédios. Até agora, não há relatos de moradores da região que tenham sentido novos tremores.
O município de Jaguarari já chegou a registrar 88 eventos entre 6h37 e 18h40 no dia 21 de maio deste ano, de acordo com o LabSis. Em entrevista ao Portal A TARDE, o geólogo do LabSis, Eduardo Menezes, os eventos ocorridos em Jaguarari tem relação com falhas que são ativas.
>>>Cidade baiana registra 88 tremores de terra em um único dia
Segundo ele, por vezes ou outra, há uma frequência de tremores de mais de 80 eventos. “Ano passado teve um dia que chegou a mais de 100”, disse.
Outro problema, de acordo com Eduardo, é a atividade humana na região a partir do trabalho feito em uma mineradora grande na área. “Está sendo feito um monitoramento há cerca de um ano para saber se existe alguma relação direta ou não. Precisamos de muito tempo e observação para definir isso, porque não existe uma sincronia. Então a gente quer saber se a exploração de minério impacta na sismicidade”, explica. O LabSis afirma que continua monitorando as áreas que ocorreram os tremores na Bahia e em outras regiões do Nordeste.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes