Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

IRREGULARIDADES

Contrato de iluminação pública em Cruz das Almas volta à mira do TCM

Denúncia da 'Ilumitech Construtora' reacende debate sobre licitação de 2021

Rodrigo Tardio

Por Rodrigo Tardio

25/01/2026 - 13:30 h
Ednaldo Ribeiro (Republicanos), prefeito de Cruz das Almas
Ednaldo Ribeiro (Republicanos), prefeito de Cruz das Almas -

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) voltou a analisar a regularidade da Concorrência nº 001/2021, realizada pela Prefeitura de Cruz das Almas, Recôncavo Baiano, gestão do prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos).

O certame, que resultou na contratação da empresa 'INLUX Locações e Serviços EIRELLI', é alvo de uma denúncia protocolada pela 'ILUMITECH Construtora Ltda'., alegando possíveis irregularidades no processo licitatório.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

O contrato em questão é amplo: envolve a manutenção preventiva e ornamental da iluminação pública, além do cadastramento georreferenciado dos pontos de luz e projetos de eficiência energética no município. O principal denunciado no processo é o prefeito Ednaldo Ribeiro.

Convocação para defesa

Em decisão recente, o relator do caso, conselheiro Ronaldo Nascimento de Sant’Anna, pontuou que o desfecho do julgamento pode afetar diretamente os interesses da empresa contratada. Por esse motivo, determinou a inclusão da INLUX como "terceira interessada" na ação.

A medida garante à empresa o direito ao contraditório e à ampla defesa. A INLUX já foi formalmente notificada e possui um prazo de 20 dias para apresentar suas justificativas sobre os pontos questionados.

Impactos na gestão

O processo agora segue os trâmites burocráticos no gabinete da Presidência do TCM para a expedição de ofícios. Especialistas apontam que o resultado da análise é crucial para a gestão municipal, pois uma eventual anulação ou sanção pode gerar impactos administrativos severos e comprometer a continuidade dos serviços de iluminação na cidade.

Contrato

Em 2024, a prefeitura de Cruz das Almas, sob o comando do prefeito Ednaldo Ribeiro, firmou um contrato de R$ 23,4 milhões com as duas empresas para serviços de eficientização e expansão do sistema de Iluminação Pública (IP), incluindo manutenção preventiva e corretiva, e atualização para tecnologia LED.

As empresas consorciadas foram a Inlux Locações e Serviços e Neoluz Projetos e Engenharia, que atuarão na substituição de lâmpadas na cidade.

O contrato, que representou mais de 10% do orçamento do município para 2024, levantou questões na cidade sobre a gestão dos recursos pela prefeitura e a falta de planejamento governamental, especialmente no término do mandato do prefeito Ednaldo.

O valor do contrato foi também pouco mais da metade da Dívida Pública Consolidada Líquida de Cruz das Almas, que é de R$ 42.4 milhões, de acordo com a LDO 2024.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cruz das almas denúncia Ednaldo Ribeiro licitação PREFEITURA tcm-ba

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ednaldo Ribeiro (Republicanos), prefeito de Cruz das Almas
Play

Luciano Ribeiro revela missão na Alba: "Honrar legado de Alan Sanches"

Ednaldo Ribeiro (Republicanos), prefeito de Cruz das Almas
Play

Jovem tetraplégico mexe os braços após tratamento revolucionário

Ednaldo Ribeiro (Republicanos), prefeito de Cruz das Almas
Play

“Assassinos” e “Jesus”: terreiro Bantu é alvo de ataque em Salvador

Ednaldo Ribeiro (Republicanos), prefeito de Cruz das Almas
Play

Vídeo: grande incêndio atinge área próxima a estação de metrô em Salvador

x