Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AULAS EM RISCO?

TCM suspende compra de kits escolares em cidade baiana após denúncia

Liminar aponta que edital restringia competitividade ao agrupar 49 itens em lote único

Rodrigo Tardio

Por Rodrigo Tardio

07/01/2026 - 9:35 h | Atualizada em 07/01/2026 - 9:59
Licitação vai permanecer suspensa até o julgamento final do mérito
Licitação vai permanecer suspensa até o julgamento final do mérito -

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) determinou a suspensão imediata de um Pregão Eletrônico da Prefeitura de Licínio de Almeida, centro sul da Bahia. A licitação, que previa a compra de kits escolares para a rede municipal de ensino.

O processo, na gestão do prefeito, Roney Francisco Cotrim, conhecido como Chiquinho (PCdoB), foi interrompida após denúncia de possíveis irregularidades que comprometiam a disputa de preços.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

O TCM acolheu os argumentos apresentados pela empresa SERV TECK Facilities Ltda. A suspensão ocorreu às vésperas do certame conduzido pelo prefeito Chiquinho.

Restrição de competitividade

O relator identificou indícios de direcionamento e restrição à ampla concorrência no edital. O principal ponto questionado foi a exigência de que o item “estojo multiuso” fosse fabricado exclusivamente em polipropileno (PP) reciclado.

De acordo com o TCM-BA, a ausência de justificativa técnica para a exclusão de outros materiais reciclados indica uma barreira indevida a possíveis fornecedores.

Além disso, o órgão questionou a aglutinação de 49 itens distintos — abrangendo desde materiais de papelaria até brinquedos educativos — em um único lote.

Na prática, essa estratégia obriga que uma única empresa forneça todos os produtos, o que, segundo a legislação, fere os princípios da eficiência e da economicidade.

Atrasos

Como a licitação foi barrada para análise do mérito, a entrega dos kits completos aos alunos da rede municipal pode sofrer atrasos até que a prefeitura corrija o edital ou que o tribunal libere o processo.

Existe ainda um pregão separado (055/2025) específico para a aquisição de uniformes e mochilas escolares no município, o qual estava com abertura prevista para o início de janeiro de 2026.

Risco ao erário

Ao paralisar a licitação, o TCM buscou evitar a celebração de um contrato que pudesse ser anulado futuramente, o que geraria prejuízos aos cofres públicos e à população.

A licitação vai permanecer suspensa até o julgamento final do mérito. Até o fechamento desta edição, a prefeitura não havia se pronunciado sobre a decisão.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Licínio de Almeida e ainda aguarda resposta aos questionamentos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

irregularidades licitação PREFEITURA tribunal de contas

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Licitação vai permanecer suspensa até o julgamento final do mérito
Play

8 de janeiro: Jerônimo Rodrigues surge ao lado de Lula no Planalto

Licitação vai permanecer suspensa até o julgamento final do mérito
Play

Empresa baiana é investigada por fraude milionária em licitações públicas

Licitação vai permanecer suspensa até o julgamento final do mérito
Play

Socorrista é golpeado na cabeça com facão após discussão na Bahia

Licitação vai permanecer suspensa até o julgamento final do mérito
Play

Hilton Coelho queima bandeira dos EUA em protesto; assista

x