BAHIA
Primeiro trem do VLT é entregue em Salvador e promete 80km de trilhos
Governador escolhe ponto movimento da cidade para apresentação

Por Cássio Moreira

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou para a população, na manhã desta quarta-feira, 3, o primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, que chegou na capital baiana na última terça, 2.
A avenida Luís Viana Filho, popularmente chamada de Paralela, foi escolhida como ponto para a exposição do trem, que devem ficar no local até às 22h desta quarta, 3. Em conversa com a imprensa, Jerônimo citou os benefícios que o novo transporte deve trazer para a mobilidade urbana da cidade.
Ao todo, entre metrô e VLT, Salvador contará com cerca de 80 quilômetros de trilhos.
"É um investimento que a gente vê claramente nosso interesse pela melhoria da qualidade da mobilidade em Salvador. Nós já temos hoje aproximadamente um pouco mais de 40 quilômetros de metrô, e com esse circuito do VLT serão mais 40. Arredondando aí, Salvador terá um pouco mais de 80 quilômetros de trilhos de metrô ou de VLT", destacou Jerônimo Rodrigues, que completou.
"Quero destacar que esses investimentos, a gente olha muito para a mobilidade, que é importante. As pessoas precisam ganhar tempo no transporte, mas não é só a mobilidade. Nós temos aí um serviço de macrodrenagem feito com muitos recursos, inclusive evitando que a gente possa chegar a alagamentos como acontece em Massaranduba, na Cidade Baixa, na Calçada", afirmou o governador.
Cronograma
A previsão do governador Jerônimo Rodrigues é de que o primeiro teste com os trens ocorra até o dia 15 de dezembro. Para 2026, a previsão é de entrega de mais 17 trens, mesmo número previsto para 2027.
O primeiro trecho do VLT, ligando a região da Calçada até a Ilha São João, deve começar a funcionar de maneira efetiva no segundo semestre do próximo ano.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



