Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PRÁTICA ABUSIVA

Seguro “embutido” gera revolta entre clientes da Viação Cidade Sol

A prática é considerada venda casada e é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor

Carla Melo

Por Carla Melo

20/01/2026 - 17:04 h
Empresa acumula relatos negativos em diversos serviços
Empresa acumula relatos negativos em diversos serviços -

Consumidores da Viação Cidade Sol denunciam a empresa de transporte de passageiros por incluir seguro viagem sem aviso prévio ou consentimento dos clientes. De acordo com os relatos, a prática acontece em guichês de atendimento da empresa, em Salvador e em outros municípios baianos.

Nas redes sociais e em plataformas de reclamação, clientes relatam que a empresa aplicava o valor do seguro de viagem no momento da compra, sem informá-los. A taxa extra era apenas descoberta no bilhete da passagem impressa.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Atendente da rodoviária Salvador colocou seguro na minha passagem sem nem me ofertar, só falar o valor do passagem eu questionei se tinha aumentado para 50 reais e ela alegou que sim, quando imprimiu vi que ela botou o seguro sem minha permissão, nas 3 passagens”, relata uma das clientes no site Reclame Aqui.

Em outros relatos, consumidores revelaram que mesmo solicitando a remoção do seguro, antes da compra da passagem, a taxa adicional era aplicada, e que a prática é recorrente da empresa.

“Fui comprar passagem no guichê para minha cidade e a moça sequer perguntou se queria seguro ou não. Emitiu a passagem e quando contestei sobre não ter pedido, a mesma informou que para cancelar seria mais 20% em cima do valor. O ideal seria perguntarem antes, sempre, já que o cliente não tem como adivinhar que vai emitir a passagem com seguro, nem sempre ele tem ciência acerca disso. Sem contar que já fazem isso de não perguntar justamente para que o cliente pague o valor a mais”, desabafou outra consumidora.

Leia Também:

De acordo com o site, problemas com passagens correspondem a 11,92% das reclamações contra a empresa. Além disso, a Viação Cidade Sol também acumula relatos negativos sobre qualidade dos serviços prestados, atendimento, e condições dos transportes intermunicipais.

Prática é proibida

A prática de incluir o seguro viagem, sem o consentimento do cliente, é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). É considerada como venda casada, quando se condiciona a compra de um produto ou serviço à aquisição de outro, sem real liberdade de escolha para o consumidor.

De acordo com a especialista em direito do consumidor, Nadialice Francischini, a inclusão da taxa é facultativa, ou seja, cabe ao fornecedor do serviço informar ao cliente se este deseja ou não integrar ao valor da passagem.

“Não é o consumidor que tem que dizer se não quer o serviço, é a empresa que tem que perguntar se ela quer o serviço, e só vender o serviço se consentido. O cliente não pode ser coagido a comprar aquilo que ele não quer, e uma vez que ele não é informado sobre o serviço que está sendo contratado, isso fere o direito do consumidor”, explica a advogada.

Fui lesado, o que faço?

A proibição da venda casada está prevista no artigo 39, inciso I, do CDC. Nadialice explica que, caso lesado, o consumidor pode pedir a devolução do valor em dobro.

“É o que a gente chama de repetição de indébito, porque ela pagou por algo que ela não queria e que ela não foi informada. Se a empresa se recusar ou criar empecilho, o consumidor tem direito a dano moral”, continua a advogada.

Ela aconselha que o cliente registre o caso em sites como Consumidor.gov, o Procon e/ou a Justiça. “Normalmente se procura o site do governo porque muitas empresas já estão cadastradas e a plataforma funciona como um cadastro de bom fornecedor. Então as empresas buscam solucionar o problema para ter seu nome bem posicionado”.

O Portal A TARDE entrou em contato com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) para obter informações de possíveis notificações sobre a prática na empresa e aguarda retorno.

A reportagem também procurou a empresa para esclarecimento das denúncia. O espaço está aberto a manifestações.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Denuncia seguro taxa adicional venda casada viação cidade sol

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Empresa acumula relatos negativos em diversos serviços
Play

“Assassinos” e “Jesus”: terreiro Bantu é alvo de ataque em Salvador

Empresa acumula relatos negativos em diversos serviços
Play

Vídeo: grande incêndio atinge área próxima a estação de metrô em Salvador

Empresa acumula relatos negativos em diversos serviços
Play

Dupla que torturou e matou jovem em Salvador é presa

Empresa acumula relatos negativos em diversos serviços
Play

Influencer tem seio apalpado na rua enquanto passeava com filho

x