BAHIA
VLT de Salvador: primeiro trem poderá levar até 400 passageiros
Presidente da CTB explica como funcionará transporte

Por Cássio Moreira e Luan Julião

Salvador conheceu, nesta quarta-feira, 3, o primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Presente no ato de apresentação, o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente trouxe detalhes do equipamento.
Capacidade de transporte
Lafuente explicou, ao ser questionado pelo Portal A TARDE, que o trem com sete vagões terá capacidade de transportar cerca de 400 pessoas. Desse número, 90 poderão ir sentadas.
Leia Também:
Ainda de acordo com o presidente da CTB, o trem tem capacidade de percorrer uma velocidade de até 80km por hora, que não será explorada porque o transporte andará no meio do trânsito da capital baiana.
"Ele é o primeiro trem de 40. Nós estamos falando de um trem com sete carros com capacidade para transportar numa viagem cerca de 400 pessoas, algo em torno de 90 sentadas e o resto todos em pé. Então, ele é um trem com capacidade de velocidade linear até 80 km por hora, ele não fará isso porque ele andará no meio do trânsito", destacou Lafuente que continuou.
"Então nós estamos trazendo um trem com maior capacidade. Ele é a última tecnologia da CAF que roda na Espanha e roda na Europa. Então nós estamos trazendo o que há de mais moderno, rápido em termos de VLT, silencioso e com enorme capacidade de atração, frenagem e segurança para os usuários. A gente está adotando, a cidade de Salvador, o que há de mais inovador da Europa", explicou.
Calendário de entrega
Questionado sobre a entrega do segundo trem, Lafuente afirmou que a previsão de chegada a Salvador é até antes do Natal. Os primeiros meses de 2026 serão usados, de acordo com ele, para a execução dos testes.
"O segundo trem chega agora antes do Natal. Os outros vão ser paulatinamente entregues e nós vamos fazer durante cinco a seis meses vários testes dinâmicos com ele andando. Ele será aqui o trem que vai reproduzir e vai informar os testes feitos neles, e vai corrigir os outros de forma estática, e assim os outros sofreram menos tempo para fazer as correções. A partir de junho de 2026, julho de 2026, nós vamos fazer as primeiras operações assistidas de embarque e desembarque de pessoas entre Calçada a Lobato", explicou.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



