BRASIL
Fraude online com Márcia Sensitiva viraliza e vidente vai à delegacia
Caso aconteceu em São Paulo e foi comentado durante programa de TV

Por Isabela Cardoso

A médium brasileira Márcia Sensitiva foi alvo de um golpe digital nas redes sociais. Golpistas utilizaram indevidamente seu nome e imagem para vender retratos fraudulentos de supostas “almas gêmeas”. O caso aconteceu recentemente em São Paulo e levou Márcia a procurar o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
Ela descobriu a fraude após notar que criminosos estavam criando vídeos manipulados com tecnologia deepfake, imitando sua voz e suas falas. O episódio foi comentado pela médium no programa “Melhor da Tarde”, da Band, nesta quinta-feira, 4. “Que absurdo”, declarou, em tom de indignação.
Golpes digitais com famosos em alta
O caso de Márcia Sensitiva não é isolado. De acordo com dados do projeto “Será que é golpe?”, cerca de 1 em cada 6 fraudes online envolve o uso da imagem de celebridades. Esses golpes exploram a credibilidade e o alcance de personalidades públicas para enganar seguidores e consumidores.
Leia Também:
Deepfake amplia riscos de fraude
Com os avanços da inteligência artificial, criminosos passaram a usar deepfake para criar vídeos cada vez mais realistas. A tecnologia permite simular falas e expressões faciais, dando a impressão de que celebridades estão promovendo produtos ou serviços fraudulentos.
Operações policiais internacionais já identificaram quadrilhas especializadas nesse tipo de crime, que tem se expandido em todo o mundo. No Brasil, autoridades reforçam o alerta para que os usuários verifiquem a autenticidade de perfis e ofertas antes de realizar qualquer pagamento.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes