BRASIL
Saiba como é feito o cálculo para definir sexta-feira Santa
Este ano, o feriado acontece no dia 18 de abril
Por Redação

A Sexta-Feira Santa, feriado católico nacional que marca a crucificação e morte de Jesus Cristo, é celebrada no último dia da Semana Santa, que acontece durante a Semana da Paixão, antes da Páscoa. Neste ano de 2025, a data será celebrada no dia 18 de abril.
Como é feito o cálculo para decidir a data da sexta-feira Santa
Com base no cálculo da Páscoa, deve-se somar 46 dias à Quarta-feira de Cinzas, dia seguinte ao Carnaval.
Leia Também:
Significado da sexta-feira Santa
Para os católicos, a crucificação de Jesus é vista como um momento de reflexão, arrependimento e renovação da fé cristã. Para os fiéis, a morte de Jesus aconteceu como um sacrifício para a redenção dos pecados e salvação da humanidade.
A Sexta-Feira Santa antecede o Domingo de Páscoa dia que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Ainda de acordo a bíblia cristã, Jesus teria sido crucificado e morto, mas no terceiro dia ressuscitou, após a morte.
Por que católicos não comem carne na Sexta-Feira Santa
Como forma de penitência e luto pela crucificação de Jesus Cristo, os católicos optam na Sexta-Feira Santa por passar em jejum por completo ou parcial e abstinência de carne vermelha, seguido pelo Domingo de Páscoa, que celebra sua ressurreição como tradição religiosa.
No sexta, os fiéis escolhem geralmente uma dieta que inclui peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, ovos e pratos vegetarianos.
A data considerada feriado nacional orienta por lei o empregador a dispensa de serviço neste dia, ao contrário de feriados por ponto facultativo que permite o empregador decidir dar ou não folga aos funcionários. Mas ainda assim podem haver acordos coletivos entre empregadores e empregados.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes