Busca interna do iBahia
HOME > CARNAVAL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CARNAVAL X SAÚDE MENTAL

"Antídoto para a alma”: por que o Carnaval virou terapia em Salvador?

Portal A TARDE perguntou aos foliões o efeito terapêutico do Carnaval

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

13/02/2026 - 19:32 h | Atualizada em 13/02/2026 - 19:53

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Idalia Araujo, profissional da área de saúde
Idalia Araujo, profissional da área de saúde -

Esqueça os divãs por alguns dias. Nesta sexta-feira, 13, o Circuito Barra-Ondina provou que, para muitos, o melhor tratamento contra o estresse moderno é uma dose cavalar de Axé, suor e pé no chão. Entre um trio e outro, o que se ouve dos foliões é um diagnóstico comum: o Carnaval de Salvador deixou de ser apenas festa para se tornar uma questão de saúde mental.

Com a vida acelerada e as pressões do cotidiano, a folia baiana surge como o "reset" necessário no sistema. Quem trabalha cuidando dos outros sabe bem o valor dessa pausa. A soteropolitana Idalia Araujo, profissional da área de saúde, descreve a festa como um mecanismo de sobrevivência. Para ela, o Carnaval é o ponto de encontro entre o humano e a liberdade.

Tudo sobre Carnaval em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“É um momento que a gente para tudo e dá uma dissipada nos problemas. Carnaval é sim um respiro pro folião e pra Salvador no geral. Um respiro do trabalho e dos problemas. Depois do episódio da Covid, a gente sentiu muita falta disso. É um espaço pra gente se reencontrar como ser humano”, afirma Idalia.

Para o professor e técnico Elieson Araújo, de 39 anos, o Carnaval é o único parêntese possível em um ano de cobranças incessantes. Ele defende que a "fuga" é pedagógica e essencial para o funcionamento da sociedade.

Elieson Araújo, professor
Elieson Araújo, professor | Foto: Isabela Cardoso/ Ag. A TARDE

“Eu acho que o ano começa antes, a sociedade não para. Algumas profissões realmente só começam a produzir depois do carnaval. E eu acho sim que é uma válvula de escape, eu acho que a sociedade precisa disso. Que a gente passa nove, dez meses do ano trabalhando sem tirar férias, pressão de um lado, pressão familiar e pressão no trabalho. Então eu acho que a sociedade como um todo precisa dessa fuga, precisa desse momento. Desse momento sem regras, entre aspas, não sem todas as regras, mas um momento mais livre, onde você pode fazer o que você quiser, onde você pode aparecer mais, onde você pode sorrir, onde você pode falar. Eu acho que é uma válvula de escape sim, é fundamental”, relata Elieson.

Leia Também:

A assistente social Luma Isabel Paixão, 28 anos, não esconde o entusiasmo. Ela define sua relação com a festa de forma quase medicinal. “Eu sou um pouco suspeita porque eu sou apaixonada, apaixonada por carnaval desde que eu nasci. Embora a gente veja no circuito a dualidade entre as expressões da questão social e a diversão. É necessário, é um escape, pra muitos pra mim é um escape e pra galera também que tá trabalhando e precisa ganhar esse dinheiro. Assim, eu preciso de carnaval pra ser feliz. Eu até falei ontem no meu Instagram que é meu antídoto pra vida. De fato, eu gosto de carnaval e acho que faz diferença na minha vida”, conclui Luma.

Carnaval ao vivo é no A TARDE!

Acompanhe os trios, artistas e a folia em tempo real na transmissão especial do A TARDE.

Assista no Youtube Youtube icon

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

alegria carnaval Carnaval 2026 Carnaval Salvador Carnaval Salvador 2026 circuito Escape festa folia Liberdade Salvador Saúde stress

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Idalia Araujo, profissional da área de saúde
Play

Ba-Vi no Carnaval! Relembre jogadores flagrados curtindo a folia em Salvador

Idalia Araujo, profissional da área de saúde
Play

Vídeo: coronel Sturaro surpreende e vira folião na pipoca de Bell Marques

Idalia Araujo, profissional da área de saúde
Play

Oficialmente, Carnaval! Xanddy Harmonia abre folia em Salvador no ritmo do samba

Idalia Araujo, profissional da área de saúde
Play

Bruna Marquezine chega a Salvador para carnaval com Shawn Mendes

x