Sede da ACB amplia proteção contra o coronavírus | A TARDE
Atarde > Colunistas > ACB em Foco

Sede da ACB amplia proteção contra o coronavírus

Publicado quarta-feira, 03 de agosto de 2022 às 07:00 h | Autor: ACM em Foco
Loyola Neto é CEO da startup baiana Salvar
Loyola Neto é CEO da startup baiana Salvar -

Mais de dois anos após o início da pandemia da Covid-19, a luta contra o coronavírus continua mobilizando pesquisas científicas e inovações tecnológicas ao redor do mundo. A Associação Comercial da Bahia (ACB) vem acompanhando e aderindo a estes avanços, sempre no intuito de salvar vidas e fortalecer as atividades econômicas. A mais recente iniciativa da entidade neste sentido foi a instalação de filtros para ar condicionado que retém mais de 99% da carga viral em ambientes fechados, incluindo o Sars-CoV-2. 

Os filtros foram desenvolvidos pela startup baiana Salvar, em uma parceria entre Loygus e Senai Cimatec, com financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A eficácia do produto foi comprovada por laboratórios da Unicamp, Universidade Federal de Uberlândia e o Controlbio e já está presente em 12 estados e conta com cerca de 20 mil unidades instaladas, incluindo a sede do Sebrae Nacional, em Brasília. A Startup foi finalista do Prêmio Fleury de 2021 e premiada em programa de aceleração do Sebrae-Ba.

Segundo Letícia Alencar, pesquisadora do Senai Cimatec, a inovação representa um ganho substancial no combate à proliferação do novo coronavírus, já que diversos estudos comprovaram que a Covid-19 pode ser transmitida pelo ar, principalmente em locais fechados equipados com aparelhos de climatização.

“Uma pessoa contaminada exala partículas contagiosas que podem ficar suspensas no ar durante horas e alcançar distâncias maiores, são os chamados aerossóis. Com o turbilhonamento e a recirculação do ar em ambientes com equipamentos para climatização o efeito aerossol é potencializado e aumenta o risco de contágio”, explica a pesquisadora responsável pelos testes microbiológicos.

De acordo com o CEO da Salvar, Loyola Neto, os filtros são produzidos com matéria-prima composta por barreiras físico-químicas, confeccionados em modelagem ajustável de modo que atenda a diversos tipos de climatizadores, domésticos ou industriais, com especial importância em ambientes que reúnem grandes números de pessoas como escolas, espaços comerciais, clínicas, hospitais, bares e restaurantes, academias, e até mesmo veículos, principalmente os coletivos e metrôs. 

Como indica, a startup já iniciou a cobertura em algumas instituições sociais da Bahia, entre elas o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC), Senai Cimatec, Obras Sociais Irmã Dulce, Lar Vida, Parque Social, Grupo Rede Mais e Polo Salvador.

“A Salvar faz parte da ACB e sabe o quanto a atividade comercial sofreu com o período mais intenso da pandemia. Com a instalação dos filtros Salvar nos aparelhos de ar condicionado da sede, contribuímos na luta contra a Covid-19 e ajudamos a manter o local mais seguro, protegendo da contaminação através de vírus, fungos e bactérias", aponta Loyola.

Desafio Sebrae Like a Boss

A Salvar é a única startup baiana selecionada entre as 24 startups brasileiras pelo  Desafio Sebrae Like a Boss 2022, que acontece no Startup Summit Florianópolis, nos dias 04 e 05 de agosto. O evento conta também com as seletivas para a copa do mundo de empreendedorismo e Get In The Ring.

Publicações relacionadas