Como a indústria de carros vai atrair jovens no pós-pandemia | A TARDE
Atarde > Colunistas > Auto Brasil

Como a indústria de carros vai atrair jovens no pós-pandemia

Publicado quarta-feira, 30 de junho de 2021 às 06:08 h | Autor: [email protected]
Apps de carona, como o Blablacar, têm aprovação dos jovens | Foto: Divulgação
Apps de carona, como o Blablacar, têm aprovação dos jovens | Foto: Divulgação -

Como a indústria automotiva vai tornar os carros mais atraentes para os jovens brasileiros, com poder de compra, no pós-pandemia? Para mim, esse é um questionamento instigante, que permite muitas elucubrações e análises de cenários. Não é de hoje, os especialistas em consumo e comportamento apontam que uma parcela significativa de jovens não sonha com a casa própria, muito menos com a posse do carro. Imersos em um ambiente tecnológico e virtual, os desejos são outros.

A pandemia, além de promover o crescimento exponencial das novas tecnologias digitais, mudou muito a rotina de adolescentes e jovens em todo o mundo. Quem já era conectado, aumentou ainda mais a interação com smartphones, aplicativos, telas, computadores. A internet é quase tudo: ambiente para estudos, cultura, lazer, conexão com amigos, e até espaço para namoros e trocas afetivas.

Não por acaso, a indústria tem investido em conectividade. Novos produtos oferecem conexão com alta velocidade (a mesma velocidade dos games), e interação com inteligência artificial, até mesmo nas trilhas mais longínquas.

Para muitos jovens de 20 a 39 anos, participar de programas de compartilhamento de automóveis. Pegar o carro em estações específicas, para utilizar em trajetos bem definidos, com intermediação de um aplicativo, faz mais sentido que comprar um automóvel. Em Salvador, a exemplo de outras capitais do país, o sistema de compartilhamento de bicicletas, é cada vez mais utilizado, tendência para o mundo automotivo.

A preferência por produtos elétricos (carros, motos, bikes), e cada vez mais sustentáveis, é um caminho sem volta. Os jovens devem estar ainda mais atentos a esses detalhes no pós-pandemia. O fortalecimento de alguns valores, um deles a preservação da natureza, vai favorecer as marcas estabelecidas, que construíram uma história marcada pela confiabilidade.

Essa é uma boa base, mas não fará diferença se não houver inovação, e, por isso, gigantes da indústria em todo o mundo estão criando parcerias com startups, lideradas por jovens criativos. O desafio posto é encontrar novas formas sustentáveis de mobilidade urbana, inserindo a indústria automotiva neste contexto de inovação. Não por acaso, a eletrificação é o foco.

Publicações relacionadas