Livros que os políticos devem ler em 2022 | A TARDE
Atarde > Colunistas > Conjuntura Política

Livros que os políticos devem ler em 2022

A profissionalização política obriga a formação e a qualificação constantes dos políticos

Publicado segunda-feira, 27 de dezembro de 2021 às 13:09 h | Atualizado em 27/12/2021, 13:10 | Autor: Cláudio André de Souza

Há muito tempo a ciência política identificou que os políticos possuem carreira e a estruturam a partir de uma racionalidade estratégica, tendo em vista os limites e oportunidades dadas pela conjuntura. A profissionalização política obriga a formação e a qualificação constantes dos políticos, tanto no âmbito geral quanto no partidário. Independentemente do aspecto ideológico e de quem será ou não candidato em 2022, deixo aqui a indicação de alguns livros essenciais para que os políticos entendam os desafios que o cercam.

Em “Brasil: uma biografia” (Companhia das Letras, 2015), as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling passam o nosso país a limpo, partindo dos principais eventos que nos marcaram, do período colonial à redemocratização. Ajuda a entender, em especial, o quanto o povo brasileiro foi forjado por lutas sociais e revoltas, que nos colocam distantes da visão simplista de que somos passivamente felizes e inertes no processo de formação da nossa sociedade.

“Pensadores que inventaram o Brasil” (Companhia das Letras, 2013) é obra importantíssima para entender o pensamento social brasileiro, fruto de um conjunto de escritos de Fernando Henrique Cardoso, elaborados antes e durante a presidência, sobre os principais intérpretes do Brasil, aqueles que encararam a tarefa de entender o que era e o que deveria ser, de fato, um Brasil moderno.

Foi traduzida para o português a grande obra “Os Engenheiros do Caos - Como as fakes news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições” (Vestígio, 2019) do cientista político italiano Giuliano Da Empoli. Nela se discute a ascensão de novos líderes conformados por máquinas de fake news e por manipulação dos algoritmos para ocupar as redes sociais com estratégias políticas ousadas, a partir da internet, mas também com viés autoritário, de ruptura com valores democráticos.

Com o objetivo de ajudar profissionais da política a entenderem todos os aspectos importantes de uma eleição, lançamos no ano passado o “Dicionário das Eleições” (Juruá, 2020), com 230 autores e autoras e mais de 650 verbetes. A obra ajuda a entender questões complexas como as regras eleitorais, as ideologias políticas e temas relacionados ao dia a dia de organização e gestão de campanhas, além de debater a história da democracia no Brasil e no mundo.

Por fim, “Lula: uma biografia”, escrito por Fernando Morais e lançado no mês passado, apresenta um grande panorama, não só da trajetória pessoal do ex-presidente, mas dos bastidores da sua liderança política, os quais o tornam mais uma vez favorito a vencer as eleições presidenciais; é, a um só tempo, a biografia de uma liderança e de um país.

Cláudio André de Souza é professor Adjunto de Ciência Política da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e um dos organizadores do “Dicionário das Eleições” (Juruá, 2020). E-mail: [email protected]

Publicações relacionadas