Arte da Bahia viaja para capital paulista | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Arte da Bahia viaja para capital paulista

Confira a coluna Tempo Presente

Publicado quinta-feira, 28 de março de 2024 às 00:00 h | Autor: Tempo Presente
Imagem ilustrativa da imagem Arte da Bahia viaja para capital paulista
-

Galerias baianas vão participar da SP-Arte 2024, um dos mais expressivos encontros da América Latina, programado para esta primeira semana de abril, entre os dias 3 e 7, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo (capital).

Representantes de Salvador tiveram confirmadas as presenças para compartilharem os efeitos do momento histórico de amadurecimento da mega expo, na passagem de seus 20 anos.

O encontro tem, entre os possíveis desdobramentos, o reforço à ampliação de um maior acesso da arte baiana ao mercado nacional, equilibrando capacidade e demanda.

Entre os galeristas prestes a embarcar estão Ricardo Portela e Denny Venegeroles, levando parte do portfólio da Acervo Galeria de Arte, sediada no Caminho das Árvores.

Das obras concretistas selecionadas, destacam-se as dos artistas Almandrade, Aurelino dos Santos, Dedé Lins e Juraci Dórea.

Serão 40 obras expostas em apenas um estande, perdendo-se a conta do número total a ser apresentado pelas galerias baianas.

Também serão contempladas as obras de um dos novos talentos do Nordeste, Montez Magno, nascido em Pernambuco e acolhido pela Bahia.

Tomando por premissa a arte como estratégia para o enfrentamento da "realidade objetiva", a proposta do encontro em São Paulo pode caber bem na perspectiva baiana, conforme expectativa dos expositores.

A SP–Arte completa 20 anos em 2024 e, ao longo destas duas décadas, desempenhou um papel fundamental na profissionalização, no crescimento e na promoção do mercado artístico nacional. Além disso, estimulou o surgimento de novos agentes interlocutores e impulsionou a internacionalização da arte brasileira.

Combate à dengue no metrô

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Gêmeos, qualificou como “positiva” a aceitação dos usuários das estações de metrô, ao serem abordados por servidores engajados na campanha contra a dengue. Para Gêmeos, a dengue segue preocupante, pois os dados apontam para mais de 81 mil casos prováveis da doença, no balanço fechado no dia 23 de março.

– Essa ação intensifica as atividades e orientações no combate ao Aedes Aegypti, uma vez que este espaço tem grande circulação de pessoas todos os dias, ampliando assim o acesso da população às informações – afirmou Marcos Gêmeos.

Publicações relacionadas