Notícias de migrantes refletem mais apoio
Confira a coluna Tempo Presente

O aumento do número de ações desenvolvidas pelo Programa de Apoio a Migrantes e Refugiados (Namir) impôs, necessariamente, uma edição especial do boletim do órgão vinculado à Ufba, triplicando o volume de dezembro para 39 páginas.
O editorial é assinado por um migrante, o haitiano Aristhenes Mesitas, estudante de medicina, ao abordar o tema da necropolítica, conjunto de ações desfavoráveis à democracia empreendidos por agentes sociais tidos como reacionários.
O tema “Olhar e cuidar” conduz a nova edição do órgão noticioso, refletindo uma agenda recheada de reuniões, encontros e parcerias.
Comemorativo ao Dia Internacional dos Migrantes, 18 de dezembro, o boletim de notícias destaca os serviços oferecidos pelo Balcão Solidário, para atendimento às novas e novos baianos, no Largo Dois de Julho.
A participação da professora Mariangela Nascimento, dedicada à causa do acolhimento humanitário, aparece no encontro promovido em Vitória da Conquista, para tratar da comunidade waraó venezuelana.
O acesso ao boletim, disponível em namirufba.br, permite conhecer as atuações de integrantes identificados com diversas áreas de conhecimento, operando em modo multidisciplinar.
O Namir não se limita à atuação intramuros da Ufba, ao contrário, já alcança outras instituições de ensino superior, a exemplo da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb) e da Unijorge, por meio do programa Mãos Dadas.
Entre os órgãos da sociedade civil sensíveis ao objetivo do acolhimento ao migrante, estão o Institut Panahgah; a Igreja Lírio; e o Escritório Cummin advogados associados, com o objetivo de prestar assistência jurídica.
Conexão Lauro-Índia
Uma exposição e feira dedicada à cultura indiana segue até fevereiro no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, aproximando o público baiano de expressões artísticas, moda e gastronomia do país asiático. Entre os destaques estão tapetes feitos à mão, roupas tradicionais, joias, semijoias e peças em madeira esculpidas por artesãos da Índia.
A iniciativa reúne, em proporção pouco comum, diferentes manifestações culturais e culinárias, configurando uma rara oportunidade de contato direto com a diversidade indiana. O valor de entrada, fixado em apenas R$ 5, amplia o acesso ao evento.
Leia Também:
POUCAS & BOAS
- O Natal do Interior de Casa Nova termina, hoje, com o grupo de dança Motion Squared, a partir das 19h, show do cantor Alan Cleber e a entrega da premiação para os três primeiros lugares do concurso Ruas Brilhantes, que valorizou a criatividade e o envolvimento das comunidades, tanto na preparação dos espaços quanto na votação que foi aberta para a população. A iniciativa é da gestão local, em parceria com a Associação Comercial de Casa Nova. Aberta na última sexta-feira, a programação reuniu a população para acompanhar apresentações artísticas e culturais na praça.
- Em Santo Amaro, o Natal Fantástico tem encerramento, hoje, depois de intensa programação, aberta no dia 16 de dezembro na Praça da Purificação. Os destaques são a Fantástica Fábrica de Brinquedos, com visitas ao Papai Noel, o Cine Natalino, o Espetáculo Natalino, com show de personagens infantis, e a Carreta Furacão, que fecha hoje à noite a participação nos festejos populares. Com o tema A Magia Está no Sorriso das Crianças, a organização é da prefeitura municipal.
- A edição 2025 do Réveillon do Servidor já mobiliza diferentes equipes da gestão municipal de Senhor do Bonfim e vai movimentar, amanhã, a Arena Hall, 19h. O evento é aguardado com expectativa na cidade e visa reconhecer e valorizar o trabalho dos servidores públicos municipais. Cada servidor levará um convidado para a programação, que inclui shows musicais e o tradicional sorteio de prêmios, reforçando o clima festivo da celebração.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
