Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

HOMENAGEM

Fafá de Belém pode receber honraria da Câmara Municipal de Salvador

Projeto que visa esse objetivo tem autoria do vereador Felipe Santana (PSD)

Por Redação

17/03/2025 - 13:50 h
Fafá de Belém
Fafá de Belém -

A cantora Maria de Fátima Palha de Figueiredo, mais conhecida como Fafá de Belém, pode receber o título de Cidadã Soteropolitana pela Câmara Municipal de Salvador (CMS) em breve. O Projeto de Resolução que visa esse objetivo é de autoria do vereador Felipe Santana (PSD).

Leia Também:

O projeto foi protocolado na semana passada e encaminhado nesta segunda-feira, 17, para a Superintendência de Protocolo da Câmara. A honraria tem como objetivo reconhecer a “notável trajetória artística e a profunda ligação” da artista com Salvador. Segundo o vereador, “a relação de Fafá com Salvador é profunda e significativa”.

“Por sua contribuição à cultura brasileira e pela ligação especial com Salvador, é justa a concessão do Título de Cidadã Soteropolitana a Fafá de Belém, reconhecendo-a como uma personalidade que, embora nascida em outra região do país, escolheu esta cidade como palco de momentos marcantes de sua carreira e vida pessoal”, completou Felipe Santana.

Trajetória

Nascida em Belém do Pará, em 9 de agosto de 1956, Fafá de Belém é uma das mais expressivas intérpretes da música popular brasileira, com uma carreira que abrange diversas vertentes musicais e que, em 2025, completa 50 anos de sucesso.

Em 1975, ela deu início a sua carreira profissional na capital baiana, apresentando-se no Teatro Vila Velha ao lado de Valtinho Queiroz e Sérgio Ricardo, sob a produção de Roberto Santana. Nesse mesmo ano, participou do Bloco do Jacu, fundado por Walter Queiroz, desfilando no circuito da Avenida Sete durante o Carnaval de Salvador. Essas experiências iniciais foram fundamentais para a consolidação de sua carreira artística.

Em 2025, ao celebrar 50 anos de carreira, a cantora retornou à cidade para se apresentar ao lado de Margareth Menezes no Trio da Cultura, no circuito Dodô (Barra/Ondina), durante o Carnaval, evidenciando sua contínua conexão com a capital baiana.

Caso seja aprovado o título, Fafá de Belém deve receber a honraria em sessão especial.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR Cidadã Soteropolitana cms Fafá de Belém Felipe Santana Homenagem Maria de Fátima Palha de Figueiredo projeto de resolução vereador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fafá de Belém
Play

Lobão 'incendeia' a Concha com Rock em estado bruto e celebra 50 anos de carreira

Fafá de Belém
Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

Fafá de Belém
Play

Web resgata Claudia Leitte trocando hit de Saulo: "Canto pra Javé"

Fafá de Belém
Play

Tony Salles confirma primeiro ensaio de verão; saiba detalhes

x