ARTE
Festival gratuito retorna a Salvador com arte, música e gastronomia
Festiva 2025 reúne artistas independentes, tarot, tatuagem e gastronomia afetiva em dois dias de programação

Por Beatriz Santos

A quinta edição da Festiva 2025 chega ao Ativa Atelier Livre, no Rio Vermelho, nos dias 13 e 14 de dezembro, ampliando sua proposta de reunir diferentes expressões culturais em um mesmo espaço. O evento gratuito ocupa o ateliê com feira de artes, gastronomia e atividades abertas ao público.
A programação começa no sábado com a abertura da exposição “O que se carrega é presença: o gesto fica”, do artista Chancko Karann, sob curadoria de Ricardo Bezerra. Doutorando em Artes Visuais pela UFBA, Chancko apresenta trabalhos que exploram caminhos da composição abstrata, especialmente na pintura e na gravura.
Leia Também:
Ao longo dos dois dias, o público encontra narrativas visuais e cartas de tarot na AstroPocket, conduzida por Will Marx; a roda de bordado do coletivo feminino No coração da agulha; e a banca literária Palavra/da/na/da, com curadoria do poeta Alex Simões.
O estúdio de tatuagem Desavessos, que funciona dentro do Ativa, participa com ações especiais no evento (flash day). Também ocorre o lançamento da MEIre, iniciativa que atua como uma secretária para Microempreendedor Individual (MEI) via WhatsApp.
A diversidade de experiências é um dos pontos marcantes do encontro, que reúne pôsteres, cerâmicas, quadros, joias, cadernos artesanais e outros objetos artísticos.
“A Festiva 2025 é uma celebração de mais um ano de existência de um espaço independente de arte em Salvador/Bahia/Brasil. A existência de um lugar para se fazer, pensar e apreciar arte contemporânea em nossa conjuntura é um motivo de comemoração”, destaca Lanussi Pasquali, coordenadora do Ativa.
Ela reforça ainda que “serão dois dias intensos de muita arte, boa comida, boas conversas e muitas risadas”.
A gastronomia também tem papel central, com as comidinhas afetivas da Coco Castanha, a doceria vegana da artista Yohanna Marie, as massas frescas de Hosana Menezes e o tabuleiro de acarajé de Patrícia Marques.
A trilha sonora fica por conta da DJ berlinense Aporia Barrage, e o encerramento, no domingo às 18h, traz pocket show de Luiz Oliveira, com repertório que vai do popular ao experimental.
Serviços
➡️ Festiva 2025
▪️Quando: 13 e 14 de dezembro, sábado e domingo, das 15h às 21h
▪️Onde: Ativa Atelier Livre – Rua Tupinambás, 423, Rio Vermelho
▪️Entrada gratuitaSiga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



