Orkestra Rumpilezz mescla big band e Candomblé | A TARDE
Atarde > Cultura

Orkestra Rumpilezz mescla big band e Candomblé

Publicado segunda-feira, 05 de março de 2007 às 12:52 h | Autor: A Tarde On Line

A sonoridade dos atabaques nas cerimônias de Candomblé e o charme das big bands nas festas de salão formam a base da Orkestra Rumpilezz, projeto do maestro, compositor, arranjador e saxofonista Letieres Leitte. A banda se apresenta na Casa da Bossa, a partir do próximo dia 7, toda quarta-feira, em temporada no mês de março, sempre às 21h.



A orquestra é formada por um grupo de sopro e percurssão. Segundo o maestro, o acompanhamento da orquestra de sopros, com uma formação próxima das big bands, é concebido em um estilo atual, com influência jazzística, onde as improvisações também marcam presença.



Letieres Leite acrescenta que teve a idéia de reunir conhecidos tocadores de atabaque, os “Alabés”, percussionistas das “Levadas Baianas” e renomados músicos de sopro da cena instrumental baiana para que deste encontro surgissem alternativas para a música instrumental brasileira de improviso.



DVD - A Orkestra Rumpilezz iniciou suas apresentações em 2006, com destaque para a Semana Iguatemi de Moda (SIM), o Festival de Música Instrumental e a apresentação única no Teatro ACBEU. Mas, a trajetória não pára por aí. A produção do primeiro DVD está em andamento e, através de uma gravadora norte-americana, o disco será divulgado e comercializado no Brasil e no exterior.



O conteúdo do DVD mescla canções da autoria de Letieres Leitte, conteúdo em forma de documentário sobre o Candomblé e sua influência na cultura e nas canções da Orkestra Rumpilezz.



Servem de cenário e inspiração os bairros do Candeal, Pelourinho, Liberdade, além dos terreiros de candomblé e o Recôncavo Baiano.



Serviço

O quê: Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, com participação especial de Roney Scott

Quando: 07/03, quarta, às 21h

Onde: Casa da Bossa Preservation Hall, 117, Largo de Santana, Rio Vermelho – estacionamento com manobrista (R$ 5,00)

Reservas: (71) 3334-8922

Ingresso: R$ 30,00 (preço único)

Publicações relacionadas