Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

LITERATURA

Paulo Ormindo lança livro de contos na Academia de Letras em Salvador

Evento gratuito em Salvador reúne literatura, cidade e reflexões sobre o cotidiano

Maiquele Romero*

Por Maiquele Romero*

25/03/2026 - 16:34 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Livro reúne contos curtos que atravessam diferentes registros narrativos
Livro reúne contos curtos que atravessam diferentes registros narrativos -

Entre cenas do cotidiano e fabulações que flertam com o insólito, o arquiteto, urbanista e escritor Paulo Ormindo de Azevedo lança o livro Histórias urbanas e outros contos amanhã, 26, às 17h, na Academia de Letras da Bahia.

A publicação integra o projeto ‘Livros na Mesa ALB’, iniciativa criada em 2021 que promove encontros e debates sobre obras literárias em um formato de conversa descontraída com autores e convidados.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Editado pela Mondrongo, o livro reúne contos curtos que atravessam diferentes registros narrativos – das histórias de amor às fábulas, passando por episódios de humor e situações de tom surreal.

Leia Também:

“Histórias Urbanas está ligada em parte a minha experiência profissional, mas tem outros contos que têm outras temáticas: fábulas, histórias de amor, contos surrealistas, festas natalinas etc. São contos curtos e bem humorados”, explica o autor.

A passagem da crônica para o conto marca o processo de construção da obra. Articulista do jornal A TARDE, Ormindo partiu dos limites do gênero para expandir personagens e temporalidades.

“Sou basicamente um cronista com a coluna que tenho em A TARDE. Mas a crônica tem um limite de caracteres e uma temática muito ligada ao cotidiano. Comecei a escrever contos com personagens e maior duração de tempo, mas sem a intenção de escrever um livro”, afirma.

O conjunto, segundo ele, só ganhou forma editorial após a organização proposta pela poeta Heloísa Prazeres, responsável também pelo prefácio do livro.

Cidade, linguagem e tempo

A cidade, elemento central em sua trajetória como arquiteto e urbanista, aparece de modo mais direto no primeiro de seis capítulos, mas cede espaço a outros universos ao longo da coletânea.

Já o presente digital atravessa algumas narrativas, como em O desfecho dos WhatsApp, onde o autor observa os impactos das novas formas de comunicação. “A internet mudou completamente a forma de comunicação humana, especialmente com o WhatsApp. Fragmentou o discurso, aboliu o passado e o futuro, tudo é presente e imediato”, diz.

Entre críticas e leveza, o livro se propõe como contraponto às notícias trágicas. “Meu livro pretende provocar uma reflexão sobre as coisas mais importantes da vida; o amor, a arte, a alegria de viver, um sorriso, a brincadeira. Uma pausa na tragédia do dia a dia, que sangra nos jornais e na TV. Se vou conseguir, não sei”, resume.

O lançamento na ALB reforça o caráter dialógico da obra de Ormindo, que vê na troca com leitores e pares um elemento fundamental do processo literário.

O autor

Com trajetória consolidada nas áreas de arquitetura, urbanismo e patrimônio, Paulo Ormindo de Azevedo é professor titular da Ufba, doutor pela Universidade de Roma e ex-colaborador da UNESCO.

Membro da Academia de Letras da Bahia, coordena projetos ligados à preservação cultural e já publicou obras como A memória das pedras e Navegação errante, transitando entre a crônica, o ensaio e a ficção.

Lançamento de Histórias Urbanas e Outros Contos, de Paulo Ormindo

  • Quando: quinta-feira, 26 de março
  • Horário: 17h
  • Onde: Academia de Letras da Bahia (Av. Joana Angélica, 198 - Nazaré)
  • Entrada gratuita

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Cultura literatura

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Livro reúne contos curtos que atravessam diferentes registros narrativos
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

Livro reúne contos curtos que atravessam diferentes registros narrativos
Play

Cultura afro ganha destaque com Zebrinha na Bienal Sesc de Dança

Livro reúne contos curtos que atravessam diferentes registros narrativos
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Livro reúne contos curtos que atravessam diferentes registros narrativos
Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

x