CULTURA
Salvador ganhará novo espaço cultural de Samba de Roda
Projeto da Secult será coordenado pela Associação das Ganhadeiras de Itapuã
Por Redação

Salvador receberá um novo espaço cultural dedicado à memória do samba de roda. O equipamento foi anunciado pela Secretaria estadual da Cultura (Secult) e funcionará no Parque do Abaeté, sob gerência da Associação das Ganhadeiras de Itapuã.
O espaço ainda será articulado com outros dois existentes no Recôncavo Baiano, como a Casa do Samba de Santo Amaro e a Casa do Samba D’ Dalva, localizadas em Cachoeira.
Segundo a Secult, a união dos três espaços será crucial para a composição de uma rede de preservação do samba de roda. O chamamento de licitação para contratação de uma empresa foi publicado em março pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Leia Também:
'Ganhadeiras de Itapuã' apresentam espetáculo em Salvador
Ganhadeiras de Itapuã lançam o primeiro DVD com participação especial de vários artistas
Transformando vivências em samba, As Ganhadeiras de Itapuã preservam memória e potência de mulheres negras
Inauguração do Parque dos Ventos terá participação das Ganhadeiras de Itapuã
O projeto prevê a construção de um espaço com 441,80 m² de área e contará com varanda externa, sala de segurança, sala de oficinas, bilheteria, ponto para loja, sala de oficinas, palco, salão para plateia, camarim e estúdio de gravação. A intervenção conta com investimento de R$ 2,5 milhões.
De acordo com o secretário Bruno Monteiro, a iniciativa contribui com a preservação desta manifestação cultural tão relevante para a Bahia e o Brasil.
“O espaço será dedicado a uma manifestação cultural genuinamente baiana e integra um amplo programa do Governo da Bahia de salvaguarda e valorização da nossa rica diversidade cultural. A missão é impulsionar a vida artística e as tradições do Parque do Abaeté, valorizando esse espaço de tanta história e identidades”, disse.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes