ECONOMIA
Café, carnes e +: veja produtos que devem ficar caros após tarifaço de Trump
Nova tarifa de 50% nas exportações de produtos brasileiros deve impactar setores econômicos estratégicos
Por Redação

A nova tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os produtos brasileiros anunciada nesta quarta-feira, 9, deve impactar setores econômicos estratégicos do país.
A medida, que entra em vigor no dia 1º de agosto, deve encarecer ao menos sete produtos brasileiros exportados para o país norte-americano, entre eles, está o café, produto que lidera em exportação.
Em seguida, aparecem na lista as carnes bovinas, o petróleo e o aço.
Produtos exportados que podem ficar mais caros nos EUA:
- Café
- Carnes bovinas desossadas e congeladas
- Tabaco e bebidas alcoólicas;
- Minério de ferro;
- Açúcar;
- Combustíveis e preparações de petróleo;
- Cacau.
Na mensagem, Trump considera a relação comercial entre os país como desequilibrada e “longe de ser recíproco”. Nesse sentido, o presidente americano diz ser necessário o afastamento com o Brasil.
“Entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual”.
Leia Também:
E termina a carta dizendo: “Essas tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do relacionamento com seu país.
Café brasileiro lidera em exportações para EUA
O Brasil é o principal exportador de café dos Estados Unidos. Os grãos lideram as exportações, ficando atrás apenas de produtos florestais, como as madeiras, segundo dados do Ministério da Agricultura.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes