ECONOMIA
Café, carnes e +: veja produtos que devem ficar caros após tarifaço de Trump
Nova tarifa de 50% nas exportações de produtos brasileiros deve impactar setores econômicos estratégicos
Por Redação

A nova tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os produtos brasileiros anunciada nesta quarta-feira, 9, deve impactar setores econômicos estratégicos do país.
A medida, que entra em vigor no dia 1º de agosto, deve encarecer ao menos sete produtos brasileiros exportados para o país norte-americano, entre eles, está o café, produto que lidera em exportação.
Em seguida, aparecem na lista as carnes bovinas, o petróleo e o aço.
Produtos exportados que podem ficar mais caros nos EUA:
- Café
- Carnes bovinas desossadas e congeladas
- Tabaco e bebidas alcoólicas;
- Minério de ferro;
- Açúcar;
- Combustíveis e preparações de petróleo;
- Cacau.
Na mensagem, Trump considera a relação comercial entre os país como desequilibrada e “longe de ser recíproco”. Nesse sentido, o presidente americano diz ser necessário o afastamento com o Brasil.
“Entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual”.
Leia Também:
E termina a carta dizendo: “Essas tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do relacionamento com seu país.
Café brasileiro lidera em exportações para EUA
O Brasil é o principal exportador de café dos Estados Unidos. Os grãos lideram as exportações, ficando atrás apenas de produtos florestais, como as madeiras, segundo dados do Ministério da Agricultura.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes