Busca interna do iBahia
HOME > educação > ENEM
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO

Enem 2025 reúne gerações e amplia número de participantes no país

Com mais de 4,8 milhões de inscritos, exame destacou tema sobre envelhecimento e mobilizou candidatos de todas as idades

Loren Beatriz e Carla Melo

Por Loren Beatriz e Carla Melo

09/11/2025 - 20:06 h
Candidata Celeste, de 60 anos
Candidata Celeste, de 60 anos -

Em todo o Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 contou com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados, um aumento de 38% em relação a 2022. Em comparação com 2024, o aumento no número das inscrições foi de 11,22%. Na Bahia, o total corresponde a 428.019, sendo 103.317 estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública.

A faixa etária com mais inscrições confirmadas é a de 21 a 30 anos, com 89.458 participantes. Já os inscritos com mais de 60 anos somam 1.546.

Tudo sobre Enem em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Reunindo gerações, a primeira etapa do exame aconteceu neste domingo, 9. Além dos conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, os candidatos produziram uma redação com o tema: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, que gerou identificação e reflexões diversas, especialmente por aproximar pessoas de diferentes faixas etárias dentro e fora das salas de aula.

A candidata Celeste, de 60 anos, prestou o exame pela quinta vez. Segundo ela, a proposta da redação aborda um assunto que conversa diretamente com sua realidade.

Leia Também:

“O tema da redação foi legal. Falou do idoso, e precisa muito que toda a atenção seja voltada para o idoso, como é para a mulher e para as crianças também. Eu me achei representada”, disse, destacando que pretende cursar enfermagem.

“A cada tempo que passa está ficando melhor, né? Porque, pela quantidade de tempo que eu tenho feito - são cinco vezes, como eu falei -, a gente vai se familiarizando e vai tendo mais fé que vai passar”, afirmou, confiante.

Já a jovem Aiana de Lima dos Santos, 17 anos, encarou o tema com tranquilidade. “Estava tranquila em relação à redação. Foi muito falado. Todo mundo estava superestimando esse tema. Foi tranquilo, foi como deu, não foi como a gente gostaria, mas, dentro das condições, foi o que deu para fazer. E agora é só esperar o resultado, né?”.

Entre os últimos a deixar o local de prova, Lucas Elton, de 18 anos, também comentou a redação e o futuro.

“Achei o tema bom. Me perdi um pouco por culpa minha mesmo, mas eu achei o tema decente, o tema padrão que todo mundo estudou sobre a população idosa no Brasil, que está crescendo. Um tema comum, então, eu achei o tema bom”, contou.

A aplicação do Enem 2025 continuará no próximo domingo, 16, quando os participantes resolverão itens de Ciências da Natureza e Matemática.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia brasil enem 2025 gerações Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira primeira etapa Redação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Candidata Celeste, de 60 anos
Play

Portões do Enem são abertos no segundo domingo de provas

Candidata Celeste, de 60 anos
Play

Secretária de Educação relata expectativas para segundo dia de Enem

x