Busca interna do iBahia
HOME > educação > ENEM

ENEM

Enem 2026: redação aborda valorização do SUS como direito universal

Tema foi divulgado pelo Inep neste domingo, 8, primeiro dia de aplicação do exame

Vitória Sacramento
Por Vitória Sacramento
Tema da redação da edição de 2026 convida candidatos a refletirem sobre o fortalecimento e os desafios da saúde pública
Tema da redação da edição de 2026 convida candidatos a refletirem sobre o fortalecimento e os desafios da saúde pública - Foto: Karolina Monte/Guia do Estudante

Uma das etapas mais aguardadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação deste ano propõe uma discussão sobre a saúde pública brasileira. O tema escolhido para a edição de 2026 é “A valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) como direito universal”.

Divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) neste domingo, 8, o assunto convida os participantes a refletirem sobre a importância do SUS, sua abrangência e os desafios para garantir o acesso à saúde como um direito de toda a população.

Tudo sobre Enem em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

ENEM

Pais acompanham chegada dos filhos para o primeiro dia do Enem
Pais acompanham chegada dos filhos para o primeiro dia do Enem imagem

ENEM

Enem começa com nervosismo e expectativa de jovens em Salvador
Enem começa com nervosismo e expectativa de jovens em Salvador imagem

EDUCAÇÃO

Secretário destaca mobilização de 140 mil estudantes no Enem na Bahia
Secretário destaca mobilização de 140 mil estudantes no Enem na Bahia imagem

Os candidatos devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo, apresentando argumentos e conhecimentos relacionados ao tema, além de uma proposta de intervenção para o problema discutido, respeitando os direitos humanos.

A redação é avaliada a partir de cinco competências, que consideram o domínio da norma padrão da língua portuguesa, a compreensão da proposta, a capacidade de argumentação, o uso de mecanismos linguísticos de coesão e a elaboração de uma proposta de intervenção.

Sobre o SUS

Criado a partir da Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde estabelece a saúde como direito de todos e dever do Estado. O modelo prevê acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, desde ações de prevenção até atendimentos de maior complexidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Bahia Enem redação do enem

Relacionadas

Mais lidas