Busca interna do iBahia
HOME > educação > ENEM
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ENEM

“Foi herói”: motoboy abre mão da corrida para salvar estudante no Enem

Diante de um exame tão competitivo e exaustivo, ainda existe espaço para pequenas gentilezas que têm impacto real

Iarla Queiroz e Loren Beatriz Sousa

Por Iarla Queiroz e Loren Beatriz Sousa

16/11/2025 - 16:23 h | Atualizada em 16/11/2025 - 18:27
Portão da Uneb, minutos antes do fechamento dos portões
Portão da Uneb, minutos antes do fechamento dos portões -

Faltavam menos de dois minutos para os portões da Uneb serem fechados, na tarde deste domingo, 16, quando uma cena de solidariedade quebrou a tensão típica do segundo dia do Enem 2025. De garupa, uma estudante vinda da Estrada das Barreiras tentava, desesperada, chegar a tempo para enfrentar as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Na frente, acelerando tudo o que podia, o motoboy Mateus já tinha tomado sua decisão: abrir mão do valor da corrida para que ela não perdesse o dia mais pesado do exame.

Ao parar diante do campus, sem sequer desligar a moto, ele avisou que não precisava pagar. O que ele não esperava era que a atitude fosse vista por uma servidora da Secretaria da Educação da Bahia, que acompanhava o movimento de candidatos atrasados.

Tudo sobre Enem em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“A viagem foi R$ 5, mas você vai ganhar R$ 10 porque foi herói”, disse a servidora Luciana Silva, ao se aproximar para recompensar o motoboy. O gesto arrancou sorrisos e um breve alívio entre quem já se preparava para o barulho das portas se fechando exatamente às 13h.

Os minutos finais, sempre marcados por corridas, tropeços, mochilas balançando e gritos de “corre!”, ganharam nesta edição um retrato raro: o de que, por alguns segundos, a disputa contra o relógio virou uma prova coletiva.

Leia Também:

O segundo dia do Enem

Assim como em todo o país, os portões da Uneb foram abertos ao meio-dia e fechados pontualmente às 13h. A partir desse momento, ninguém mais pôde entrar. A prova começou às 13h30 e reuniu 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza — tradicionalmente o dia mais desafiador para a maioria dos estudantes.

No domingo anterior, 9, os candidatos enfrentaram questões de linguagens, ciências humanas e a redação, cuja proposta abordou as perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A TARDE (@atardeoficial)

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

enem 2025 segundo dia de enem

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Portão da Uneb, minutos antes do fechamento dos portões
Play

Portões do Enem são abertos no segundo domingo de provas

Portão da Uneb, minutos antes do fechamento dos portões
Play

Secretária de Educação relata expectativas para segundo dia de Enem

x