EDUCAÇÃO
Governo fecha mais de 70 escolas após risco de contaminação por amianto
Substância está na lista de proibidas no país

Por Iarla Queiroz

Nesta segunda-feira, 17, cerca de 70 escolas foram fechadas após a identificação de amianto na areia utilizada em produtos de brincar. Testes laboratoriais confirmaram a presença de amianto do tipo tremolita e crisotila.
Na última quarta-feira, 12, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) emitiu um aviso nacional de recolhimento dos produtos fabricados pela empresa Educational Colours.
Escolas e pré-escolas localizadas no ACT (Território da Capital Australiana) e uma unidade em Brisbane interromperam suas atividades na sexta-feira, 14, após determinação da ACCC.
Comoção nacional
As lojas Kmart e Target anunciaram pedidos de devolução dos produtos contaminados. Entre eles, foram recolhidos um conjunto de 14 peças para construção de castelos de areia, além de areia mágica nas cores azul, verde e rosa.
Leia Também:
Segundo o governo territorial, mais de 70 escolas permaneceram fechadas nesta segunda-feira, 17, para limpeza e avaliação de segurança.
“Constatamos que o uso desse produto é generalizado nas escolas públicas do ACT”, afirmou o governo. “Em prol da segurança de nossos alunos, funcionários e comunidade, decidimos fechar algumas escolas que possuem esse produto.”
O amianto está na lista de substâncias proibidas na Austrália e na Nova Zelândia, já que pode causar diversos tipos de câncer quando inalado ou ingerido.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



