Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
14/08/2024 às 0:00 • Atualizada em 14/08/2024 às 11:06 - há XX semanas | Autor: Alan Rodrigues

ELEIÇÕES 2024

AtlasIntel/A TARDE aponta disputa indefinida em Barreiras

Levantamento aponta empate técnico entre Otoniel Teixeira e Tito; Danilo Henrique e Davi Schmidt correm por fora

Otoniel Teixeira, Tito e Danilo Henrique, candidatos à Prefeitura de Barreiras
Otoniel Teixeira, Tito e Danilo Henrique, candidatos à Prefeitura de Barreiras -

A disputa pela Prefeitura de Barreiras só deve ser decidida na reta final e por mínima distância. É o que aponta a primeira pesquisa AtlasIntel/A TARDE realizada no município.

Otoniel Teixeira (União Brasil), candidato apoiado pelo atual prefeito, Zito Barbosa, do mesmo partido, lidera a corrida com 30,8% das intenções de voto, seguido de Tito (PT) com 29,9% e Danilo Henrique (PP), que tem 22,6%. Davi Schmidt (Novo) tem 11,9%

Em votos válidos, o cenário muda pouco. A distância entre Otoniel (32,3%) e Tito (31,5%) é menor que um por cento e Danilo (23,7%) está a apenas nove pontos do primeiro lugar. Schmidt soma 12,5%

Imagem ilustrativa da imagem AtlasIntel/A TARDE aponta disputa indefinida em Barreiras
| Foto: AtlasIntel | Reprodução

Os votos do candidato do Novo, no entanto, podem ser decisivos e aumentar as chances de Danilo Henrique na disputa. Para o Diretor de Risco Político da AtlasIntel, Yuri Sanches, Schmidt pode ser o “fiel da balança”.

“Pode haver uma dinâmica de voto útil que beneficiaria o Otoniel e, principalmente, o Danilo”, avalia Sanches. Tito, por outro lado, tem menos espaço para crescer, devido ao estoque baixo de indecisos (2,4%) e de votos Brancos e Nulos (2,5%),

Polarização

Yuri considera que, a despeito das disputas municipais se referirem a questões locais, a polarização ideológica será um componente importante nas eleições desse ano. “Hoje no Brasil não se pode descartar o elemento ideológico”.

Essa divisão se reflete no perfil dos eleitores que declaram voto tanto em Otoniel quanto em Danilo Henrique. “Otoniel tem o apoio da máquina mais a experiência de presidente da Câmara, além do apoio do PL em uma das cidades da Bahia em que Bolsonaro foi mais votado (40,53% dos votos)”, explicita Sanches.

Leia Mais:

>> Parceiro do Grupo A TARDE, AtlasIntel, ganha selo de confiança do NYT

>> CEO da AtlasIntel analisa entrada de Kamala Harris na disputa nos EUA

Danilo Henrique é o principal depositário dos votos do ex-prefeito de Salvador e candidato derrotado ao Governo do Estado, ACM Neto, mas a disputa por esse espólio com Otoniel é intensa. Dos eleitores que disseram ter votado no ex-gestor da capital, 39,8% pretendem votar em Danilo Henrique e 37% em Otoniel.

Imagem ilustrativa da imagem AtlasIntel/A TARDE aponta disputa indefinida em Barreiras
| Foto: AtlasIntel | Reprodução

Para se distanciar na liderança ou se aproximar da disputa pela chefia do Executivo municipal os dois candidatos terão que disputar a voto a preferência dos eleitores de ACM Neto, como pontua Sanches.

“O eleitorado de ACM Neto está bastante dividido, essa disputa vai depender de quanto ele consegue transferir. O maior desafio de Otoniel é solidificar os votos de Zito”, diz o diretor da Atlas, lembrando que o atual prefeito e o ex-candidato a governador são do mesmo partido.

O candidato apoiado pelo atual prefeito é também o preferido dos bolsonaristas de Barreiras. Dos eleitores de João Roma para o Governo do Estado, 51,3% manifestam voto em Otoniel, o mesmo ocorre com 50,4% dos eleitores que votaram em Bolsonaro.

Tito, por outro lado, capitaliza os votos dos eleitores de menor renda (39,9%), menos instrução (38,8%) e mais atendidos pelo Bolsa Família (40,1%). O petista também lidera junto ao eleitorado que votou no Governador Jerônimo Rodrigues (67,2%) mas a vantagem não é tão grande junto aos eleitores que declararam voto no presidente Lula (55,2%).

Telhado de vidro

A pesquisa AtlasIntel/A TARDE também avaliou a aprovação dos principais líderes políticos. O prefeito Zito Barbosa é aprovado por 48% dos eleitores pesquisados, o presidente Lula tem 46% de aprovação e o governador Jerônimo Rodrigues 43%.

A gestão Zito, no entanto, tem como ponto fraco a saúde. Entre os principais problemas da cidade, ela aparece com 77,9% de reprovação na opinião dos eleitores. Transporte público (35,6%), corrupção (29,8%) ccriminalidade (25,9%), Engarrafamentos (23%) e Educação (22,7%) são os outros segmentos mais lembrados.

“A saúde é um telhado de vidro para Otoniel, porque ele vai ter que responder pela gestão de Zito”, pondera Yuri. Por sua vez, Tito pode se valer do alinhamento com os governos estadual e federal a fim de acenar com melhorias nessa área. No entanto, o candidato, ex-bolsonarista, vai precisar mostrar habilidade para não afastar o eleitorado anti-petista e recuperar os votos que perdeu. Em relação à última eleição municipal, apenas 81,6% dos eleitores declararam votar em Zito novamente.

Para Danilo Henrique, ex-Secretário de Governo de Luis Eduardo Magalhães, o principal desafio é superar a falta de conhecimento junto à população, já que 42% dos eleitores não sabem quem é o candidato do PP. O número só não é maior que o de Davi Schmidt, desconhecido de 71% dos respondentes.

A Pesquisa AtlasIntel/A TARDE ouviu 797 pessoas em Barreiras, no período de 02/08/2024 a 08/08/2024, com coleta via recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%. Registro no TSE: BA-03896/2024.

AtlasIntel/A TARDE

O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022, nos Estados Unidos em 2020 e na África do Sul em 2024.

Também em 2024, o instituto ganhou o selo de confiança do jornal norte-americano The New York Times e oi destaque na revista Newsweek como levantamento mais confiável dos EUA.

No cenário eleitoral baiano, a AtlasIntel continua sua parceria com A TARDE, já tendo divulgado pesquisas em Salvador, Camaçari e Feira de Santana.

Assuntos relacionados

AtlasIntel Bahia barreiras Danilo Henrique Davi Schmidt eleição estadual eleição municipal eleições 2024 Eleições Barreiras Otoniel Teixeira Política Tito

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

AtlasIntel Bahia barreiras Danilo Henrique Davi Schmidt eleição estadual eleição municipal eleições 2024 Eleições Barreiras Otoniel Teixeira Política Tito

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

AtlasIntel Bahia barreiras Danilo Henrique Davi Schmidt eleição estadual eleição municipal eleições 2024 Eleições Barreiras Otoniel Teixeira Política Tito

Publicações Relacionadas

A tarde play
Otoniel Teixeira, Tito e Danilo Henrique, candidatos à Prefeitura de Barreiras
Play

Prefeita de Araci ameaça demitir comissionados que apoiarem oposição

Otoniel Teixeira, Tito e Danilo Henrique, candidatos à Prefeitura de Barreiras
Play

Aos prantos, candidata a vereadora fala sobre vídeos íntimos vazados

Otoniel Teixeira, Tito e Danilo Henrique, candidatos à Prefeitura de Barreiras
Play

Datena e Marçal quase saem na mão em debate; veja vídeo

Otoniel Teixeira, Tito e Danilo Henrique, candidatos à Prefeitura de Barreiras
Play

Marçal confessa ter tentado ressuscitar mortos; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA