CONFLITO
Caiado ataca Ciro Nogueira após ser excluído da disputa presidencial
Senador reagiu as críticas feitas por Caiado nas redes sociais: "Está com tempo livre"

Por Gabriela Araújo

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), chamou de “vergonhosa” a postura do senador Ciro Nogueira (PP) em relação à sucessão presidencial em 2026, após o parlamentar o excluir como um dos presidenciáveis da direita.
“A ansiedade de Ciro Nogueira em se colocar como candidato a vice-presidente do governador [de São Paulo] Tarcísio [de Freitas] é vergonhosa, é algo tão gritante que ele já se coloca como porta-voz do presidente Bolsonaro, o que ele não é”, escreveu o governador no X (antigo Twitter).
Ao ser preterido pelo congressista, Caiado subiu o tom contra o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e considerou a atitude do senador como “desserviço à direita”. Além do goiano, Nogueira também não mencionou as candidaturas de Romeu Zema, governador de Minas Gerais e nem de Eduardo Bolsonaro, que vem endossando a sua pré-candidatura.
“Fica visível que Ciro tenta decidir por Bolsonaro quais deveriam ser os candidatos a presidente, colocando Tarcísio como preferido e o governador Ratinho como reserva. De pronto, Ciro já veta pelo menos três pré-candidaturas: as de Romeu Zema, Eduardo Bolsonaro e a minha, prestando um enorme desserviço à direita. Não falo por Zema ou Eduardo, mas quanto à minha pré-candidatura devo dizer que não depende do aval de Ciro Nogueira”, disse o governador.
Leia Também:
A reação de Caiado deve-se às declarações do presidente nacional do PP durante entrevista ao jornal O Globo que projetou que se as eleições fossem hoje veria apenas dois nomes viáveis para ocupar o Planalto. Para o chefe do Executivo, se Bolsonaro escolher um porta-voz, a pessoa não deverá ser o senador.
“Bolsonaro quiser escolher um porta-voz, certamente será um dos seus filhos ou sua esposa, Michelle. Não o Ciro Nogueira, senador de inexpressiva presença nacional, que um dia já jurou amor eterno ao Lula”, completou o pré-candidato à presidência da República.
“Ciro Nogueira não tem estatura política para julgar as pré-candidaturas a presidente, incluindo a minha. E certamente não será por ele que passará a decisão de construir a melhor estratégia para derrotar o PT, partido que um dia já foi querido pelo mesmo Ciro”, ressaltou.
O governador também mencionou o ex-senador e ex-governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, ao falar sobre a “lição” deixada pelo político antes de morrer, em julho de 2007, sobre popularidade.
“Antônio Carlos Magalhães nos ensinava que, para ter voz nacional, é preciso ser respeitado em seu estado. Lembro ao Ciro que tenho 88% de aprovação em Goiás nos últimos três anos, a maior entre os governadores. As mesmas pesquisas mostram que Ciro Nogueira não tem forças sequer para se reeleger senador no seu estado”, criticou Caiado.
Veja publicação
Sobre a entrevista do senador Ciro Nogueira hoje ao Globo, quero dizer o seguinte:
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) October 5, 2025
1)A ansiedade de Ciro Nogueira em se colocar como candidato a vice-presidente do governador Tarcísio é vergonhosa, e algo tão gritante que ele já se coloca como porta-voz do presidente Bolsonaro,…
Ciro Nogueira reage às falas de Caiado
A publicação do governador de Goiás também causou reação no próprio senador, que usou as suas redes sociais para se defender das críticas de Caiado. De forma sucinta, Nogueira ironizou o texto publicado pelo Executivo.
“Vi a postagem do governador Ronaldo Caiado sobre minha entrevista. Me chamou atenção a enormidade do tamanho. eve estar com o tempo livre. Eu não. Sobretudo para polêmicas vazias. Nosso adversário é Lula. Caiado, pode falar qualquer coisa: você está certo. Satisfeito?”, escreveu.
Vi a postagem do governador @ronaldocaiado sobre minha entrevista. Me chamou a atenção a enormidade do tamanho. Deve estar com o tempo livre. Eu não. Sobretudo para polêmicas vazias.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) October 5, 2025
Nosso adversário é Lula. Caiado, pode falar qualquer coisa: você está certo. Satisfeito?
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes