Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES

REPERCUTIU

Zema entra na mira da Justiça após usar celular em cabine de votação

Candidato disse que não recebeu nenhum alerta antes de votar

Edvaldo Sales
Por
| Atualizada em
Candidato disse que não recebeu nenhum alerta antes de votar
Candidato disse que não recebeu nenhum alerta antes de votar - Foto: Reprodução | Redes Sociais
Eleições 2026

A Justiça Eleitoral vai apurar o episódio envolvendo Romeu Zema (Novo), candidato à Presidência da República, que entrou com um celular na cabine de votação em Araxá, no interior de Minas Gerais, neste domingo, 4, dia do primeiro turno das Eleições 2026.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Carlos Henrique Perpétuo Braga, confirmou a investigação.

Tudo sobre Eleições em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O uso do aparelho durante o voto é proibido pelas regras da Justiça Eleitoral. O magistrado disse que as circunstâncias do caso ainda precisam ser analisadas antes de qualquer decisão.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por A TARDE (@atardeoficial)

Leia Também:

ELEIÇÕES

Zema descumpre regra e leva celular para cabine de votação
Zema descumpre regra e leva celular para cabine de votação imagem

ELEIÇÕES 2026

VÍDEO: Jerônimo exalta entusiasmo após votar em Salvador
VÍDEO: Jerônimo exalta entusiasmo após votar em Salvador imagem

ELEIÇÕES

Jaques Wagner vota em Salvador e diz ter ‘segurança’ de vitória em 1º turno na Bahia
Jaques Wagner vota em Salvador e diz ter ‘segurança’ de vitória em 1º turno na Bahia imagem

Crime eleitoral

Importante destacar que a violação do sigilo do voto pode configurar crime eleitoral e levar a pena de detenção, mas uma eventual responsabilização depende de denúncia formal apresentada pelo Ministério Público.

“Em primeiro lugar, valem as regras, e as regras dizem que não é possível usar o celular na cabine de votação. Nós temos que apurar especificamente o caso, verificar os seus contornos para emitir uma opinião, um veredito e uma decisão final. Isso é irregular e caracteriza crime. Isso pode inclusive gerar pena de detenção”, disse o presidente do TRE-MG.

A fala aconteceu durante uma entrevista coletiva do tribunal em Belo Horizonte, na qual Carlos Henrique Perpétuo Braga apresentou um balanço parcial das eleições em Minas Gerais.

O que diz Romeu Zema

Zema foi questionado sobre o episódio e afirmou que entrou com o celular na cabine “por hábito” e disse que não recebeu nenhum alerta antes de votar. O candidato também negou ter usado o aparelho durante o procedimento.

“Eu ando com o celular o dia todo. Ele é quase como se fosse um dedo. Ninguém me lembrou ali e eu fui votar normalmente. Não fotografei nada, não fiz nada com o celular ali. Fui só votar mesmo. A cola eu levei no papel”, disse Zema.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

eleições 2026 Romeu Zema

Relacionadas

Mais lidas