Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

FORMAÇÃO

Base forte: Vitória aposta em formar atletas para ter futuro promissor

Presidente Fábio Mota acredita na divisão de base para resultados em longo prazo

João Grassi

Por João Grassi

11/09/2025 - 15:12 h
Vitória 3x2 Sport pela Copa do Nordeste Sub-20
Vitória 3x2 Sport pela Copa do Nordeste Sub-20 -

Base forte. Essa é uma das principais estratégias da gestão Fábio Mota para garantir um futuro promissor para o Vitória. A reformulação no setor de formação de atletas foi algo destacado pelo presidente rubro-negro, durante entrevista nesta quarta-feira, 10.

Somente em 2025, o Leão da Barra contratou 28 jogadores e aguarda a chegada de mais um. De acordo com Mota, esse trabalho na categoria de base vai fazer esse alto número de reforços — entre muitos que não renderam o esperado — diminuir. O dirigente espera ter um elenco com quase metade dos atletas formados na Toca do Leão.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Tem que ser assim, enquanto não tiver dinheiro. Você contrata muito. Quando você contrata pouco, você erra pouco. Quando você contrata muito, você erra muito. É questão lógica, do dinheiro, da grana. Estamos trabalhando para, como foi no passado, ter 45% de jogadores da base jogando no Vitória. Os maiores investimentos que eu fiz aqui, além de pagar 158 milhões de dívidas do passado, foram na base”, iniciou Fábio Mota.

Além de Lucas Arcanjo, que já está no time profissional desde 2019, o Vitória utilizou dois jogadores da base no Brasileirão: o lateral-direito Paulo Roberto e o volante Wendell. Com a chegada do técnico Rodrigo Chagas, que comandava o Sub-20, este número pode subir. Contudo, Fábio Mota deixou claro que espera os frutos dessa reformulação em longo prazo.

“Estamos reformulando toda a nossa base, estrutura, tudo, estamos esperando. Só que a base você não colhe de um dia para o outro. De novo tivemos uma convocação para a Seleção Brasileira essa semana, outras duas no mês passado. Acabamos de subir para a Série A do Sub-20, onde os jogadores vão ganhar rodagem, experiência e por aí vai. Então, tem que ter calma e paciência”, explicou.

Fábio Mota, presidente do Vitória
Fábio Mota, presidente do Vitória | Foto: Victor Ferreira | EC Vitória

Leia Também:

Estrutura e captação

Segundo Fábio Mota, o trabalho de reformulação na categoria de base rubro-negra passa principalmente pela estruturação e modernização dos setores que coordenam a formação, captação e desenvolvimento desses jovens.

“Nós temos hoje seis olheiros no país, no Norte, no Nordeste, no Rio de Janeiro, em São Paulo. Nós nunca tivemos isso. Nós construímos a casa do atleta. O que é que acontecia? Você tinha um menino de Aracaju que nunca poderia fazer teste aqui porque não tinha onde ficar. A gente recebe 40 meninos a cada 15 dias. Qual é o critério? Vamos supor, a gente tem um olheiro em São Paulo que viu um menino que indica por Vitória. Ele fica 15 dias aqui. Os treinadores vão observando, se ele for aprovado vai se juntar aos 180 que moram hoje na base do clube. Nós melhoramos a estrutura, hoje você tem onde acolher os meninos. Aqui a gente tem argentino, boliviano, paraguaio. Antes não tinha onde fazer teste e nem onde morar”, detalhou.

O presidente citou diversas implementações e ajustes na divisão de base. Uma das principais estratégias é a de monitorar jogadores de outros clubes, realizando contratações de jogadores que hoje se destacam na categoria, à exemplo de Almaraz, Edenilson, Faísca, Lucas Lohan e Kauan.

Alejandro Almaraz foi um dos jogadores captados pelo Vitória e contratado para a base
Alejandro Almaraz foi um dos jogadores captados pelo Vitória e contratado para a base | Foto: Karla Porto | EC Vitória

“Os meninos não tinham suplementação alimentar, não tinham GPS para ver os dados. O GPS da base é o mesmo do profissional. Como extrair dados do menino sem GPS para saber quanto ele correu, qual a resistência? Não tínhamos um setor, como temos na base hoje, o Centro de Saúde e Performance. Montamos a fisiologia com equipamentos novos, hoje temos head-scout da base. Estamos contratando para base porque compramos as mesmas plataformas do profissional para a base.O coordenador fica monitorando os campeonatos do Brasil todo e vai trazendo jogadores para o Vitória. Já adquirimos uns dez ou doze esse ano”, finalizou.

Próximo compromisso

O Vitória volta a jogar no próximo sábado, 13, às 16h, contra o Fortaleza. A partida será realizada no Castelão, válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Categoria de base ec vitória entrevista fábio mota sub-20

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vitória 3x2 Sport pela Copa do Nordeste Sub-20
Play

Raphinha acusa Disney de racismo contra filho pequeno: "Nojento"

Vitória 3x2 Sport pela Copa do Nordeste Sub-20
Play

Vídeo: Cristiano Ronaldo se irrita com fã e toma atitude surpreendente

Vitória 3x2 Sport pela Copa do Nordeste Sub-20
Play

Osvaldo e o Vitória: para além do campo, a identificação

Vitória 3x2 Sport pela Copa do Nordeste Sub-20
Play

"Estamos passando vergonha!": Everton Ribeiro desabafa sobre Bahia x Mirassol

x