Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VELHOS CONHECIDOS

De volta ao Vitória: Dudu e Camutanga chegam com 'cara' de reforços

Jogadores foram reapresentados na tarde desta sexta-feira, 29, no Barradão

João Grassi e Bruno Dias | Portal Massa!

Por João Grassi e Bruno Dias | Portal Massa!

29/08/2025 - 15:00 h | Atualizada em 29/08/2025 - 15:40
Dudu e Camutanga sendo apresentados pelo diretor Gustavo Vieira
Dudu e Camutanga sendo apresentados pelo diretor Gustavo Vieira -

Velhos conhecidos da torcida rubro-negra, o volante Dudu e o zagueiro Camutanga retornaram ao Vitória e foram reapresentados no início da tarde desta sexta-feira, 29. A chegada dos jogadores acontece em um momento conturbado na Série A - após sofrer a maior goleada da história do clube dentro do profissionalismo, demissão de técnico, figurar no Z-4 e ainda se preocupar com o departamento médico lotado.

A escolha por antecipar o retorno dos atletas foi explicada por Gustavo Vieira, Executivo de Futebol do clube. Segundo ele, a proximidade do encerramento da janela de transferências foi um dos gatilhos para chamar de volta os jogadores, que estavam emprestados ao Remo e à Ponte Preta, respectivamente.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Do ponto de vista de elenco e gestão, a gente se deparou nos últimos dias e semanas com um enchimento do departamento médico. Algumas lesões se sobrepõem, algumas musculares, outras por traumas", indicou o dirigente.

São jogadores de qualidade, ativos do clube, cujos contratos previam essa possibilidade de volta justamente em situações de necessidade, como a que vivemos.
Gustavo Vieira - Diretor de futebol do Vitória

Camutanga promete raça

Cleidson Andrade de Souza Silva, ou Camutanga, foi um dos pilares do time campeão da Série B em 2023 e caiu nas graças do torcedor, sendo chamado de 'xerifão'. Apesar do bom momento, ele viveu um 2024 conturbado e, após uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito em junho, ficou fora do restante da temporada.

Este ano, o defensor perdeu espaço com o treinador Thiago Carpini e acabou emprestado para o Remo, mas retornou com a mesma sede de jogo que o fez ser 'queridinho' pelos rubro-negros. Em entrevista coletiva, Camutanga foi o primeiro a falar e demonstrou satisfação em retornar ao Barradão. Ademais, apontou o que deve ser feito para contornar a má fase da equipe na Série A.

"Muito feliz com o retorno ao Vitória [...] Quando eu saí daqui, saí com o coração muito apertado, triste, porque eu esperava ter mais oportunidade de jogar. Mas eu vi que havia alguns jogadores na frente, já com experiência, e eu precisava de alguma forma jogar e voltar. Vamos trabalhar, demonstrar no tempo de campo que merecemos estar aqui no Vitória e retribuir da melhor forma", expressou.

Sabemos que não é só o setor defensivo que tem que melhorar, é o conjunto todo. As vitórias vêm quando se sofre menos lá atrás. Temos um grupo muito forte aqui e espero contribuir.
Camutanga - Zagueiro do Vitória

Camutanga ainda relembrou o momento de sua chegada ao clube em 2023, que também não enfrentava seus melhores dias: “Quando cheguei, o Vitória estava em fase de reconstrução [...] No começo, as coisas não foram fáceis. Nem para mim, nem para a maioria que fazia parte daquele grupo".

“Mas trabalhamos no silêncio, demos a volta por cima, conquistamos o título da Série B e, no ano seguinte, o título baiano”, relembrou.

Dudu relembra auge no Vitória e expectativa sobre retorno

Eduardo Marcelo Rodrigues Nunes, apelidado como Dudu, também foi um dos remanescentes do time vitorioso de 2023. Ao lado de Camutanga e alguns outros nomes conhecidos do elenco atual, ele conquistou a Série B e o Campeonato Baiano sendo destaque da equipe.

Leia Também:

No entanto, assim como o zagueiro, ele perdeu espaço com Thiago Carpini e acumulou empréstimos pelo Grêmio Novorizontino e Ponte Preta. Além dos bons momentos com a camisa do Leão, Dudu também ficou marcado pelo seu temperamento forte, com cartões amarelos e diversas expulsões nos clubes em que defendeu.

De volta, ele afirmou que procurou ajuda para controlar o impulso agressivo e estava mais "calmo". "O físico está em dia . Eu vinha jogando, estou em atividade. Então, a situação extracampo não vai me atrapalhar nesta volta ao Vitória. Dentro de campo, estou tranquilo. Estou buscando ajuda externa e me sinto muito pronto", destacou.

Estou preparado, como sempre. Tenho certeza de que essa oportunidade é a oportunidade da minha vida. Então, pode ter certeza de que não vou deixar passar.
Dudu - Volante do Vitória
Dudu e Camutanga
Dudu e Camutanga | Foto: João Grassi/Ag. A TARDE

O jogador de 26 anos revelou sua sensação ao saber que retornaria. "O coração bateu mais forte, eu tenho um sentimento muito grande, porque o meu auge na carreira foi aqui em 2023. Minha volta aqui, para a minha família, foi muito boa, muito comemorada".

Já podem reestrear?

Para reestrearem com a camisa do Vitória, ambos precisam ter o nome regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Até a última atualização desta matéria, apenas Camutanga apareceu no registro.

O próximo compromisso do Vitória será neste domingo. 31, às 18h30, no Barradão, contra o Atlético-MG. A partida é válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

campeonato brasileiro ec vitória entrevista

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Dudu e Camutanga sendo apresentados pelo diretor Gustavo Vieira
Play

VÍDEO: torcedores do Santos invadem CT e protestam pós goleada sofrida

Dudu e Camutanga sendo apresentados pelo diretor Gustavo Vieira
Play

Carille se irrita com jornalista após ser confundido com Carpini

Dudu e Camutanga sendo apresentados pelo diretor Gustavo Vieira
Play

Assista lances de Kauê Furquim, a joia que o Bahia 'roubou' do Corinthians

Dudu e Camutanga sendo apresentados pelo diretor Gustavo Vieira
Play

Vídeo: tiros interrompem jogo do Mundial Sub-20 de Polo Aquático em Salvador

x