CAMINHO TRAÇADO
Entenda o caminho do Bahia até a fase de grupos da Libertadores
Sorteio define pré-Libertadores e possíveis rivais do Esquadrão

Por Téo Mazzoni

Além de conhecer o adversário na segunda fase da Copa Libertadores de 2026, o sorteio realizado nesta quinta-feira, 18, também definiu o caminho do Bahia rumo à fase de grupos da competição. No primeiro confronto preliminar, o Esquadrão encara o O’Higgins, do Chile, e, em caso de classificação, já sabe quais poderão ser os próximos rivais.
Se confirmar o favoritismo, o Tricolor de Aço enfrentará, na terceira fase da pré-Libertadores, o vencedor do confronto entre o Deportes Tolima, da Colômbia, e quem avançar do duelo válido pela primeira fase entre o representante da Bolívia e o Deportivo Táchira, da Venezuela.
A vaga boliviana ainda não está definida e será ocupada por um entre três clubes: The Strongest, Blooming ou San Antonio Bulo Bulo. A equipe da Bolívia que garantir a classificação precisará superar o Deportivo Táchira na primeira fase eliminatória. O vencedor desse embate enfrentará o Tolima na fase seguinte, e deste confronto sairá o possível adversário do Bahia na terceira fase da pré-Libertadores.
Os jogos do Bahia na segunda fase estão previstos para os dias 18 de fevereiro, no estádio El Teniente, em Rancagua, no Chile, às 19h, e 25 do mesmo mês, na Arena Fonte Nova, diante da torcida tricolor, também às 19h. Já os confrontos da terceira fase estão marcados para os dias 4 e 11 de março.
Leia Também:
Velhos conhecidos
Em caso de avanço azul, vermelho e branco, o Bahia poderá reencontrar três velhos conhecidos em competições continentais: The Strongest, Blooming e Deportivo Táchira.
Ainda na fase preliminar da “Glória Eterna”, o Esquadrão enfrentou o The Strongest em 2025. Já contra o Blooming, o Tricolor de Aço duelou em 2018, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. O Deportivo Táchira, por sua vez, é literalmente um “velho conhecido”: o Bahia enfrentou os venezuelanos na Libertadores de 1989.
Contra o The Strongest, o Bahia superou as adversidades da altitude e arrancou um empate por 1 a 1 em La Paz, na Bolívia, além de vencer por 3 a 0 na Arena Fonte Nova. Diante do Blooming, perdeu o jogo de ida por 1 a 0, em Santa Cruz de La Sierra, mas se recuperou no confronto de volta ao vencer por 4 a 0, sem sustos. Já contra o Deportivo Táchira, o Esquadrão disputou dois jogos na fase de grupos da Libertadores de 1989, com um empate por 1 a 1 na Venezuela e uma vitória em casa por 4 a 1.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



