BRASILEIRÃO
Confira o que a atleta do Bahia disse após ser chamada de 'macaca'
Zagueira do Tricolor foi vítima de injúria racial por parte do treinador adversário, que é português
Por Da Redação
Vítima de injúria racial após confronto entre Bahia e JC pelas quartas de final da Série A2 do Campeonato Brasileiro feminino, a atleta Suelen se pronunciou sobre o crime cometido pelo português Hugo Duarte, treinador da equipe amazonense.
Em publicação feita em seu perfil no Instagram, Suelen afirmou que o comandante do JC “utilizou de mecanismo de opressão para inferiorizar sua negritude”. A árbitra relatou a denúncia da jogadora na súmula da partida.
“A Constituição Brasileira delineia o direito de ser tratado como igual perante os demais membros da sociedade, sem discrição de etnia e raça. Entretanto, lamentavelmente, ontem, na partida que garantiu o tão esperado acesso para a elite do futebol brasileiro, fui submetida ao ato de racismo praticado pelo criminoso treinador do time adversário, pois utilizou de mecanismo de opressão para inferiorizar minha negritude”, declarou.
Leia mais: FBF repudia ato racista de treinador português contra atleta do Bahia
Leia mais: JCFC emite nota após acusação de racismo contra atleta do Bahia
“A naturalização que se foi proferida mais de uma vez pela expressão racista ‘macaca’ tenta silenciar a minha figura como mulher preta no esporte, porém o ato de denúncia é a arma que tenho para combater o racista. Agradeço às minhas companheiras, família e ao Bahia por todo o suporte e acolhimento”, complementou.
O treinador português foi detido por uma equipe do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (BEPE) e segue preso na Central de Flagrantes, para onde foi levado.
A partida terminou empatada em 0 a 0. No jogo de ida, no Amazonas, o Bahia venceu por 2 a 0. Nas semifinais, as Mulheres de Aço vão enfrentar o Sport, com decisão em dois jogos, valendo vaga na decisão da Série A2 do Brasileirão feminino.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes