"RETROCESSO"
Fábio Mota protesta contra mudanças na Copa do Nordeste: "Absurdo"
Presidente do Vitória criticou a CBF por mudanças na competição regional de 2026

Por João Grassi

Durante a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Baiano de 2026, nesta manhã de segunda-feira, 3, na sede da FBF, o presidente do Vitória, Fábio Mota, protestou contra as mudanças no regulamento da Copa do Nordeste.
Em entrevista, o mandatário rubro-negro fez críticas duras sobre as mudanças adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao Nordestão de 2026, que não vai contar mais com os clubes classificados para competições internacionais.
“Copa do Nordeste ficou muito prejudicada. Eu acho que a CBF errou muito e fica aqui o meu protesto. A Copa do Nordeste resgatou o futebol nordestino. Se nós temos hoje cinco clubes na Série A, deve-se à Copa do Nordeste. Elevou o nível técnico e deu visibilidade aos clubes da região. O que foi feito é um absurdo. Se usasse este critério esse ano, o Vitória, Fortaleza e Bahia não teriam jogado”, lamentou Fábio Mota.
Leia Também:
"Como fica a Copa do Nordeste sem Vitória, Fortaleza e Bahia? Nesse exato momento, o Bahia está fora. É muito ruim. Isso é um retrocesso para o futebol do Nordeste”, completou o presidente.
Está evidente que se quer acabar com a Copa do Nordeste.

Copa do Nordeste em 2026
Com as regras atuais implementadas pela CBF, Bahia e Ceará ficariam de fora da Copa do Nordeste em 2026. Atualmente, as duas equipes nordestinas estão conseguindo vaga para competições internacionais através do Brasileirão — o Esquadrão para a Copa Libertadores e o Vozão para a Sul-Americana.
Caso permaneça na Série A, o Vitória pode correr o risco de também perder sua vaga no próximo Nordestão. No momento, o clube que terminar ao menos na 14ª colocação da Série A garante vaga para a ‘Sula’, o que impede a participação em torneios regionais.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



