Fifa vai testar sinalização semiautomática de impedimento na Copa Árabe

Publicado segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 20:41 h | Atualizado em 29/11/2021, 20:43 | Autor: AFP

A Copa Árabe, que começa nesta terça-feira, 30, no Catar, servirá de cenário para o primeiro teste em um grande evento do sistema semiautomático de sinalização de impedimentos, que a Fifa espera implantar na Copa do Mundo de 2022, anunciou a entidade nesta segunda-feira, 29.

Com o objetivo de tornar a marcação do impedimento mais confiável e rápida, esta tecnologia já foi testada "na Alemanha, Espanha e Inglaterra", embora ainda esteja à espera de ser testada em uma competição completa, segundo Johannes Holzmüller, que atua na entidade como chefe de inovação.

Trata-se de ter "de 10 a 12 câmeras" sob a cobertura de cada estádio para acompanhar os jogadores e ajudar os árbitros a observar dois pontos cruciais: o momento em que a bola parte do jogador que dá o passe, e a posição de cada parte do corpo dos jogadores envolvidos em relação à linha de impedimento imaginária.

Os dados recolhidos serão transmitidos quase em tempo real para a célula de assistência do VAR, embora a decisão final seja sempre do próprio árbitro, lembra a instância do futebol.

Se os testes forem conclusivos, a meta é apresentar a inovação na Copa do Mundo de 2022, no Catar (21 de novembro a 18 de dezembro).

Publicações relacionadas