Busca interna do iBahia
HOME > esportes > FUTEBOL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DIVERGÊNCIAS

Boicote de clubes brasileiros expõe racha na eleição da CBF

Agremiações das Séries A e B estão insatisfeitas com o processo eleitoral

Redação

Por Redação

22/05/2025 - 7:01 h | Atualizada em 22/05/2025 - 8:10
Eleições da CBF aquecem os bastidores do futebol brasileiro
Eleições da CBF aquecem os bastidores do futebol brasileiro -

A eleição presidencial da CBF, marcada para o próximo domingo, 25, escancarou a crise de representatividade no futebol brasileiro. Insatisfeitos com o processo eleitoral e sem espaço para influenciar os rumos da entidade, 20 clubes das Séries A e B decidiram se abster da votação em protesto contra a candidatura única de Samir Xaud.

Os clubes são América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.

Nos bastidores, o clima é de guerra fria entre clubes e federações estaduais. A movimentação ganhou força após a tentativa frustrada de lançar Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista, como alternativa. Ele não conseguiu o apoio mínimo das federações para oficializar a candidatura, o que gerou revolta entre os dirigentes de clubes.

Tudo sobre Futebol em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Atualmente, o colégio eleitoral da CBF é composto por 141 votos, sendo 81 das federações (com peso três), 40 da Série A (peso dois) e 20 da Série B (peso um). A desproporção garante o controle das federações, o que tem sido duramente criticado pelos clubes.

Leia Também:


Em carta enviada à CBF, os clubes cobraram mudanças no estatuto eleitoral, com pedidos por mais equilíbrio na distribuição dos votos, além de debates sobre a criação da Liga, fair play financeiro e profissionalização da arbitragem.

Mesmo com o boicote, os clubes sinalizam que estão abertos ao diálogo com a futura gestão. A eleição deve confirmar o nome de Samir Xaud, médico de 41 anos, que assume o cargo com mandato previsto até 2029. A expectativa, no entanto, é de um período de tensão e possíveis embates institucionais, com a ideia da Liga voltando a ganhar força como alternativa real.

Veja o comunicado dos clubes sobre a eleição na CBF

"O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport."

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

boicote cbf clubes eleições

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Eleições da CBF aquecem os bastidores do futebol brasileiro
Play

Ele fica! Bahia anuncia renovação de contrato de Everton Ribeiro

Eleições da CBF aquecem os bastidores do futebol brasileiro
Play

Torcedores incendeiam estádio após rebaixamento de clube; veja vídeo

Eleições da CBF aquecem os bastidores do futebol brasileiro
Play

Novo manto: Vitória apresenta camisa especial de Réveillon

Eleições da CBF aquecem os bastidores do futebol brasileiro
Play

Ex-Bahia vive temporada mágica e vira sensação em Israel

x