BRASILEIRÃO
Invicto em casa, Bahia recebe o visitante indigesto Cruzeiro
Bahia x Cruzeiro: um dos melhores mandantes contra um dos melhores visitantes do Campeonato Brasileiro

Por Téo Mazzoni

O confronto entre Bahia e Cruzeiro promete grandes emoções nesta segunda-feira, 15, com o G-4 em jogo para o Tricolor de Aço. Na Arena Fonte Nova, às 20h, diante da torcida azul, vermelha e branca, Rogério Ceni e Leonardo Jardim vão protagonizar um duelo tático em que o “fator casa” pode tanto servir como arma quanto “sair pela culatra”.
Isso porque o Bahia, comandado por Rogério Ceni, figura entre os melhores mandantes do Campeonato Brasileiro de 2025. Na atual edição da Série A, o Esquadrão está entre as únicas equipes que ainda não foram derrotadas sob seus domínios: são dez jogos, sete triunfos e três empates — somando 24 dos 36 pontos conquistados na Fonte Nova —, aparecendo como o 3º melhor time neste quesito.
Contudo, do outro lado, o Cruzeiro é um dos melhores visitantes do Brasileirão. A equipe do português Leonardo Jardim não perde jogando longe de Belo Horizonte desde a 5ª rodada, quando foi derrotada pelo Red Bull Bragantino por 1 a 0. No total, a Raposa possui quatro vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas fora de casa, sendo a 4ª melhor equipe da Série A neste aspecto.
Somando todas as competições, a última derrota do Cruzeiro atuando como visitante foi há cinco meses, quando perdeu para o Palestino, na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Além disso, a equipe não perde há cinco jogos consecutivos na temporada e, nas últimas dez partidas, conquistou seis vitórias, dois empates e sofreu apenas duas derrotas, ambas como mandante.
Leia Também:
Diferença de jogos pode pesar
Além da disputa entre melhor mandante x melhor visitante, o duelo entre Bahia e Cruzeiro pode expor o desgaste do calendário do futebol brasileiro. Enquanto o Tricolor de Aço já entrou em campo 62 vezes na temporada, a Raposa disputou apenas 44 jogos, o que se reflete na quantidade de desfalques das equipes.
O Bahia, por exemplo, chega para o confronto com sete ausências — todas por lesão. Já o Cruzeiro possui apenas duas baixas para o “duelo de seis pontos”, ambas por suspensão automática, o que evidencia a disparidade de jogos e como isso pode influenciar o resultado da partida.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes