Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES

MARCO LEGAL

Lula sanciona lei para profissionalização do futebol feminino

Lei 15.552 incentiva igualdade salarial e combate à discriminação

Beatriz Rego
Por Beatriz Rego
Lula sanciona lei que estabelece diretrizes para o futebol feminino no país.
Lula sanciona lei que estabelece diretrizes para o futebol feminino no país. - Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Lula (PT) sancionou nesta segunda-feira, 28, a Lei nº 15.522, que estabelece diretrizes nacionais e permanentes para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil. A legislação reúne medidas que vão desde a formação de novas atletas até a profissionalização da modalidade, proteção à maternidade, incentivo à igualdade salarial e combate à discriminação. Além disso, um dos principais objetivos do projeto é promover igualdade salarial entre homens e mulheres no futebol.

A lei prevê a promoção do direito ao esporte, a ampliação da equidade de oportunidades e medidas de proteção às atletas durante a gravidez e a maternidade. Com a sanção, o desenvolvimento do futebol feminino passa a ser prioridade nas políticas públicas esportivas. Os clubes de futebol masculino, inclusive, vão ter que garantir os mesmos direitos e benefícios às equipes femininas.

Tudo sobre Esportes em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Os times de futebol terão até 180 dias para se adaptar às novas regras, prazo prorrogável por mais 180 dias. O projeto é de autoria do Executivo e foi aprovado neste ano pelo Congresso.

Leia Também:

FUTEBOL

Arena Fonte Nova já tem novo nome após fim de patrocínio com Bet
Arena Fonte Nova já tem novo nome após fim de patrocínio com Bet imagem

POLÍTICA

Lula rebate clubes e diz que fim das bets não prejudica futebol
Lula rebate clubes e diz que fim das bets não prejudica futebol imagem

GRINGOS NO BRASILEIRÃO

O futebol brasileiro precisa de menos estrangeiros ou de mais concorrência?
O futebol brasileiro precisa de menos estrangeiros ou de mais concorrência? imagem

Mudanças nas SAFs

A nova lei também altera as regras das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs). Com a mudança, passa a permitir que uma SAF tenha como atividade a formação de atletas profissionais nas modalidades feminina e masculina ou exclusivamente feminina.

A mudança permite, portanto, a formação de atletas profissionais por estruturas empresariais dedicadas especificamente ao futebol feminino.

Combate à discriminação

A legislação prevê que o Ministério do Esporte articule, junto aos clubes e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), protocolos de prevenção e enfrentamento ao racismo, à discriminação, ao preconceito e à violência contra as mulheres no futebol. Por isso, as diretrizes incentivam a criação de medidas para que mulheres ocupem cargos de gestão nos clubes, comissões técnicas e arbitragem.

Legado na Copa do Mundo 2027

A sanção acontece a menos de um ano da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho. O torneio terá partidas em oito cidades, incluindo Salvador.

Por isso, a lei também prevê a elaboração de um plano de legado social, esportivo e financeiro para a competição, além de estabelecer estratégias nacionais para o desenvolvimento da modalidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

copa do mundo copa do mundo feminina futebol feminino

Relacionadas

Mais lidas