ADVERSÁRIOS
Quem o Brasil pode enfrentar na Copa do Mundo? Campeã mundial pode estar no caminho
Seleção brasileira está no pote 1 e conhecerá seus adversários no dia 5 de dezembro

Por Marina Branco

A Copa do Mundo está chegando, e os caminhos de cada Seleção já começaram a se desenhar. Nesta terça-feira, 25, a Fifa revelou a distribuição oficial dos quatro potes que serão utilizados no sorteio da Copa do Mundo de 2026, etapa decisiva para definir quem poderá cruzar o caminho do Brasil na primeira fase.
A cerimônia está marcada para 5 de dezembro, na cidade de Washington, nos Estados Unidos. Com a Seleção garantida no pote 1, o país figura entre os 12 cabeças de chave da competição, que passa a ter 48 participantes e um formato de 12 grupos com quatro equipes.
Leia Também:
Como ficou a divisão dos potes?
Pote 1 (cabeças de chave)
Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, **Brasil**, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Pote 2
Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
Pote 3
Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Pote 4
Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1 e Repescagem Intercontinental 2.
O primeiro pote reúne os três países-sede (México, Canadá e Estados Unidos) que já têm seus grupos definidos (A, B e D, respectivamente). As outras nove vagas são destinadas às seleções mais bem posicionadas no ranking da Fifa, onde o Brasil aparece entre os primeiros colocados. O ranking também determinou a formação dos potes 2, 3 e 4.

Quem o Brasil pode enfrentar?
Como cabeça de chave, a Seleção não encontra nenhuma equipe do pote 1 na fase de grupos. No entanto, poderá ter pela frente uma seleção do pote 2 (como Uruguai, Croácia ou Japão), do pote 3 (Noruega, Paraguai, Egito, Tunísia) ou pote 4, que inclui desde países como Gana e Curaçao até seleções que ainda buscam vaga via repescagem.
Uma das seleções que estão na Repescagem e estarão no pote 4 é a Itália, assim podendo ficar no grupo do Brasil da Copa do Mundo. Brasil e Itália já fizeram final de Mundial duas vezes, em 1970 e 1994.
Há, ainda, a regra que limita duas seleções europeias por grupo, o que influencia diretamente a formação das chaves. Outra diretriz determina que os dois times de maior ranking dentro de cada pote sejam separados, fazendo com que, no pote 1, Espanha e Argentina não possam cair na mesma chave.
Vagas restantes e repescagens
A lista de países que disputarão a Copa do Mundo ainda não está completa. Seis seleções seguem indefinidas, vindo quatro das repescagens europeias, que contam com 16 participantes.
- Europa A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia
- Europa B: Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia
- Europa C: Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo
- Europa D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte
Além disso, duas virão da repescagem intercontinental, com a Intercontinental um com RD Congo, Jamaica e Nova Caledônia, e a dois com Bolívia, Suriname e Iraque, ambas com confrontos disputados em março do próximo ano.
Cada grupo terá quatro seleções, e avançam ao mata-mata os dois primeiros colocados, e os oito melhores terceiros lugares, completando 32 classificados ao mata-mata.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



