SÉRIE A
Respiro no Z-4? Vitória recebe Corinthians com Barradão lotado
Leão pode sair da zona de rebaixamento após 13 rodadas, mas precisa vencer o Timão e contar com "ajuda" do Botafogo

Por Sandro Alex Farias

A torcida rubro-negra quer São Pedro de folga neste sábado, 25. Depois de uma semana de fortes chuvas na capital baiana, o fim de semana começa com um compromisso imperdível. Hoje, às 16h, o Vitória recebe o Corinthians no Barradão, pela 30ª rodada do Brasileirão.
Desde a última quinta-feira, o tempo vem melhorando e o sol tem aparecido gradualmente. Quem também vem mostrando evolução é o Vitória, especialmente após a chegada do técnico Jair Ventura. Em cinco jogos sob seu comando, o time conquistou três vitórias – o que já faz dele o treinador com mais triunfos pelo Rubro-Negro na edição 2025 do campeonato.
O Leão ainda ocupa a 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento, mas as vitórias sobre Bahia e Santos reacenderam as esperanças de sair do Z-4 – algo que não acontece desde a 17ª rodada.
O adversário direto na briga é justamente o Santos, que está empatado em pontos com o Vitória, mas fica na frente pelo número de triunfos. O Peixe enfrenta o Botafogo no Rio de Janeiro, neste domingo, 26, às 16h.
Boas lembranças contra o Corinthians
Fazendo o seu dever de casa e contando com uma ‘ajudinha’ do Glorioso, o Rubro-Negro pode, enfim, respirar fora da zona de rebaixamento.
A lembrança mais recente contra o Corinthians é positiva. No primeiro turno, o Vitória arrancou um empate sem gols na Neo Química Arena lotada, quando o time ainda era comandado por Tiago Carpini.
Leia Também:
No retrospecto geral, porém, a vantagem é dos paulistas: em 46 confrontos por todas as competições, o Timão venceu 26 vezes, houve 14 empates e apenas seis triunfos do Leão. O último deles foi em 2017, por 1 a 0, na própria Neo Química Arena, com gol do colombiano Santiago Tréllez.
Barradão cheio para jogo decisivo
Para tentar acabar com esse jejum, apoio da torcida não vai faltar. Mais de 25 mil rubro-negros são esperados no Barradão, onde o Vitória conquistou cinco das suas seis vitórias neste Brasileirão.
Dentro de campo, Jair Ventura terá reforços importantes. Camutanga, Renato Kayzer, Erick e Dudu retornam de suspensão e estão à disposição do comandante. Quem fica de fora dessa vez é Raúl Cáceres, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. Para a vaga do paraguaio, a disputa é entre Claudinho e Paulo Roberto.
Timão também tem problemas
Do outro lado, Dorival Júnior também terá dores de cabeça para escalar o Corinthians. O lateral direito Matheuzinho cumpre suspensão, o goleiro Hugo Souza sofreu luxação no ombro e o jovem Felipe Longo deve ser o titular da baliza corintiana. Outro machucado é o atacante Vitinho, que segue recuperando-se de cirurgia no joelho.
A boa notícia é o retorno do zagueiro Gustavo Henrique, liberado pelo departamento médico. O trio visto como o ideal para a torcida do Timão deve começar o jogo. Memphis Depay, Rodrigo Garro e Yuri Alberto serão esperança de uma boa atuação ofensiva.
Equipes em bom momento para duelo
A equipe paulista chega embalada pela vitória sobre o Atlético-MG na última rodada, diante do ‘Bando de Loucos’, por 1 a 0, com um belo gol do volante Maycon. A missão agora é melhorar o desempenho fora de casa: em 15 partidas como visitante, o Corinthians triunfou em somente três, além de registrar cinco empates e sete derrotas.
Já o Vitória, embora não tenha uma campanha brilhante no Barradão, tem feito no seu estádio a grande maioria dos resultados positivos na competição. Dos 31 pontos conquistados até agora, 23 foram somados em casa.
E é justamente sob o céu do Manoel Barradas que o Leão espera celebrar mais um triunfo. Após tantas rodadas, a tempestade do Z-4 – que derrubou técnicos e abalou o moral do Colossal – parece estar muito perto de acabar. Os olhos rubros-negros esperam ver a reação acontecer.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



