Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

70 ANOS

Travessia Mar Grande–Salvador é alinhada em Congresso Técnico

Evento foi realizado nesta noite de terça-feira, 25, na sede do Jornal A TARDE

João Grassi

Por João Grassi

25/11/2025 - 20:44 h
Congresso Técnico da Travessia Mar Grande–Salvador na sede do Jornal A TARDE
Congresso Técnico da Travessia Mar Grande–Salvador na sede do Jornal A TARDE -

A sede do Jornal A TARDE recebeu, nesta noite de terça-feira, 25, o Congresso Técnico da Travessia Mar Grande–Salvador, encontro voltado a alinhar todas as diretrizes da tradicional prova aquática que liga a Ilha de Itaparica à capital baiana. O evento reuniu cerca de 60 participantes, entre atletas, técnicos, equipe de arbitragem, profissionais de segurança e integrantes da logística.

Durante o congresso, foram apresentados detalhes fundamentais sobre premiações, horários, regulamentos, protocolos de segurança, pontos de apoio e demais orientações que envolvem a execução da travessia. A reunião teve como objetivo garantir que todos os envolvidos estivessem plenamente informados para a realização da prova com organização, transparência e segurança.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A prova vai contar com a presença de atletas importantes, como a baiana multicampeã Ana Marcela Cunha. A nadadora medalhista olímpica se consagrou na Mar Grande–Salvador, sendo campeã seis vezes. Ela fará o percurso de ida e volta entre a Ilha de Itaparica e o Porto da Barra, totalizando 24 km.

Leia Também:

Além das instruções técnicas, o momento também marcou a distribuição dos kits oficiais dos atletas com boias, toucas e bandeiras para as embarcações, etapa que antecede o grande desafio esportivo. O evento foi conduzido por Bruno Riella, Diretor da Ambiance Esporte e Leca.

"O Congresso é um evento de muita importância, porque aqui a gente reforça tudo que está no regulamento da prova. A gente passa as informações técnicas da prova, horário de largada, o que é permitido, o que não é permitido. É um evento de extrema importância para passar para os atletas, guias, barqueiros, treinadores, as informações técnicas da prova", disse Riella em entrevista ao Portal A TARDE.

Riella, que já completou a travessia em treze oportunidades distintas, falou sobre a expectativa para mais uma edição. "A gente está muito animado, muito feliz. É uma edição especial, que vai celebrar 70 anos da Travessia Mar Grande-Salvador".

Bruno Riella, Diretor da Ambiance Esporte e Leca.
Bruno Riella, Diretor da Ambiance Esporte e Leca. | Foto: João Grassi I Ag. A TARDE

Apresentação do Padrinho e Madrinha

Também durante o evento desta noite, foram oficialmente apresentados padrinho e madrinha da Travessia Mar Grande–Salvador. Homem e mulher que mais completaram a prova desde sua primeira edição, Renato Barros e Desirée Dalia acumulam 41 e 28 participações, respectivamente.

Em conversa com a reportagem, os recordistas comentaram sobre a expectativa de mais uma vez entrarem na água e poderem inspirar os novos atletas. Eles enalteceram a travessia e pontuaram sobre o quanto suas vidas foram transformadas pelo esporte.

"Vou tentar pela 29ª vez. A expectativa que tenho dessa prova é a mesma que eu tive e que tenho a cada prova que faço. É onde a gente, no final, deposita todo o trabalho de um ano de dedicação, de treino, de tempo. Eu acredito que esta travessia me preparou para as várias travessias que eu faço na vida, além do esporte. É uma coisa que te inspira para tudo. A Mar Grande-Salvador, ela fez parte da minha vida. Ela me preparou para a vida", enalteceu Desirée.

Renato Barros e Desirée Dalia
Renato Barros e Desirée Dalia | Foto: João Grassi I Ag. A TARDE

"A Travessia Mar Grande-Salvador mudou minha vida. Isso começou com um sonho lá atrás. Eu queria fazer a travessia, treinei um ano, comecei a fazer e graças a Deus não parei. Desde 1993 venho fazendo, então é uma coisa que passou a ser parte do meu dia a dia. A prova esse ano vai ser um pouquinho mais difícil por conta da maré, que é uma das grandes dificuldades, mas é o charme dessa prova, você tem que enfrentar o que tiver lá. Os obstáculos", detalhou Renato.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Congresso Técnico Jornal A TARDE travessia Mar Grande-Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Congresso Técnico da Travessia Mar Grande–Salvador na sede do Jornal A TARDE
Play

Chuva forte castiga gramado da Fonte Nova antes de jogo do Bahia

Congresso Técnico da Travessia Mar Grande–Salvador na sede do Jornal A TARDE
Play

Ex-Bahia vive temporada mágica e vira sensação em Israel

Congresso Técnico da Travessia Mar Grande–Salvador na sede do Jornal A TARDE
Play

Destaque da Série A enaltece Barradão: "Cantam do começo ao fim"

Congresso Técnico da Travessia Mar Grande–Salvador na sede do Jornal A TARDE
Play

Ancelotti elogia torcida do Vitória e "ambiente bonito" do Barradão

x