DECISÃO CONTROVERSA
VAR alega “escorregão” em lance que geraria expulsão a favor do Bahia
CBF divulga conversa do VAR sobre entrada de Junior Alonso em Michel Araújo

Por Téo Mazzoni

O Bahia foi derrotado pelo Atlético-MG na noite desta quarta-feira, 5, e permaneceu estacionado na 5ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 52 pontos. No entanto, a “gordura” que o Tricolor possuía na tabela acabou, já que o Botafogo encostou de vez no retrovisor tricolor.
Embora o resultado diante do Galo reflita o que foi apresentado em campo, o revés do Bahia só se confirmou após a expulsão de Kanu, por volta dos sete minutos do segundo tempo. Se com 11 contra 11 o jogo já se mostrava complicado para o Esquadrão, com um a menos, o “trem descarrilou” de vez.
Ainda assim, uma incoerência da arbitragem gerou indignação na torcida azul, vermelha e branca: uma disputa de bola entre Michel Araújo, do Bahia, e Junior Alonso, do Atlético-MG, ainda na etapa inicial.
No lance em questão, o zagueiro do Galo errou o tempo ao tentar recuperar a bola e acabou atingindo o tornozelo de Michel Araújo com a sola. Em campo, o árbitro Davi de Oliveira Lacerda assinalou falta direta. Após análise do VAR — que checou a possibilidade de cartão vermelho —, a decisão de campo foi mantida.
Veja o lance:
🚨 Bahia reclama dessa entrada de Júnior Alonso em Michel Araújo.
— Gols do Brasileirão ⚽️🇧🇷 (@golsdobrasil1) November 5, 2025
O árbitro não deu nem amarelo.
Opiniões? 🫵 pic.twitter.com/ZpaUzX2e5h
Leia Também:
Segundo o áudio do VAR, que estava sob o comando de Rafael Traci, o jogador Junior Alonso “escorregou” ao pisar na bola e, por conta desse escorregão, acabou atingindo o atleta do Bahia. Por isso, a marcação inicial foi mantida.
Antes da revisão, o árbitro Davi de Oliveira Lacerda chegou a afirmar, logo após o lance, que o toque havia sido “apenas na bola”. “Ele pisa em cima da bola e depois tem um pé sobre pé. Foi o que eu vi: ele pisa em cima da bola e escorrega na bola”, disse o juiz.
No vídeo, é possível ouvir o VAR confirmando o contato no tornozelo de Michel Araújo, mas destacando que o pé de apoio de Junior Alonso não estava fixo no chão, o que fez o jogador “deslizar”: "Tem o pé no tornozelo do jogador, mas não está fixo. O pé está no alto e vai deslizando".
Não tinha como ele recolher a perna [...] estava em disputa de bola
Após o jogo, o técnico do Bahia, Rogério Ceni, demonstrou completa insatisfação com a arbitragem do jogo. Na coletiva realizada depois do apito final, o comandante tricolor destacou que o duelo ficou marcado por mais um erro.
Expulsão de Kanu
O árbitro inicialmente mostrou cartão amarelo a Kanu, mas, após consultar o VAR, alterou a decisão e aplicou o vermelho direto. Bernard não tinha a posse da bola, mas estava em posição para receber o passe e seguir livre em direção ao gol.
Conforme o áudio do VAR divulgado pela CBF, é possível acompanhar a conversa entre o árbitro Davi de Oliveira Lacerda e o árbitro de vídeo Rafael Traci, que entraram em consenso sobre a mudança do cartão amarelo para o vermelho. Para eles, o zagueiro impediu uma "chance clara e manifesta de gol".
“Vou te recomendar revisão para um possível DOGSO (impedir uma oportunidade clara de gol). Ele tem totais condições de dominar a bola e vai sair sozinho com o goleiro", disse Rafael Traci [VAR].
A bola é muito mais para o atacante. Ele desiste de jogar para puxar. Eu vou tirar o cartão amarelo e aplicar o vermelho pela possibilidade real de gol
Assista ao lance:
🟥 O lance da expulsão de Kanu, do Bahia, contra o Atlético-MG.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) November 6, 2025
Opiniões?
🎥 @canalpremiere | @geglobo pic.twitter.com/LLd0MtWhlP
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



