Busca interna do iBahia
HOME > GASTRONOMIA

AVALIAÇÃO

Qual é a melhor manteiga do mercado? Especialistas elegem após testes

Cerca de 14 marcas de manteiga foram avaliadas

Agatha Victoria Reis
Por
Qual é a melhor manteiga do mercado?
Qual é a melhor manteiga do mercado? - Foto: Reprodução| iStok

Cerca de 14 marcas de manteiga extra sem sal foram avaliadas por um grupo de especialistas. Todas as opções disponíveis no mercado brasileiro passaram por análise com base nos seguintes critérios: aparência, textura, aroma e sabor. Ao final do processo, a melhor manteiga foi escolhida.

O teste foi realizado às cegas em um restaurante localizado no estado de São Paulo. As amostras foram adquiridas em supermercados, lojas on-line e empórios, sem que os jurados tivessem conhecimento das marcas avaliadas.

Tudo sobre Gastronomia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Entre os avaliadores estavam chefs de cozinha, confeiteiros e um professor de gastronomia.

Leia Também:

SOBREMESAS

Não é só pavê! Doces brasileiros brilham na lista de melhores do mundo
Não é só pavê! Doces brasileiros brilham na lista de melhores do mundo imagem

GASTRONOMIA

Nem bacalhau, nem peru: receita mais barata e saborosa promete salvar o Natal
Nem bacalhau, nem peru: receita mais barata e saborosa promete salvar o Natal imagem

CULINÁRIA

Só 3 ingredientes: aprenda a fazer esfirra caseira na airfryer
Só 3 ingredientes: aprenda a fazer esfirra caseira na airfryer imagem

Critérios avaliados

  • Aparência: cor e uniformidade
  • Textura: cremosidade e presença de água
  • Aroma: notas lácteas, fermentadas ou possíveis defeitos
  • Sabor: intensidade, equilíbrio e presença de ranço ou amargor

Qual foi a melhor marca?

Após os testes, a manteiga sem sal da marca Galbani, produzida no Brasil pela Lactalis, recebeu a maior pontuação. Segundo os especialistas, o produto se destacou pela coloração amarelo-palha, textura sedosa, aroma agradável de leite e sabor delicado, com ênfase na untuosidade.

Em segundo lugar ficou a manteiga Président, também do grupo Lactalis, produzida no sul do país. A marca se destacou pela textura sedosa, aroma delicado e sabor mais robusto.

Já a manteiga da Danone ocupou a última colocação. Apesar do sabor suave, o produto apresentou pouca cremosidade, o que comprometeu sua avaliação final.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

brasil mercado

Relacionadas

Mais lidas