TRAGÉDIA
Avalanche no Nepal: 7 mortos e desaparecidos em Yalung Ri após tempestade
Grupo de 12 pessoas, incluindo estrangeiros (americanos, canadense e italiano), foi surpreendido por avalanche em cume de 5.630 metros no Himalaia

Por AFP

Uma avalanche em um acampamento base no leste do Nepal deixou pelo menos três mortos e quatro alpinistas desaparecidos, informou à AFP um responsável local nesta segunda-feira, 3.
A avalanche de neve surpreendeu nesta segunda manhã um grupo de 12 pessoas no cume do Yalung Ri, de 5.630 metros de altitude, declarou Gyan Kumar Mahato, um alto responsável da polícia do distrito de Dolakha.
Vítimas estrangeiras e confirmações locais
Entre os mortos, dois são nepaleses e um é estrangeiro, indicou Mahato, citando pessoas do local. Não detalhou as nacionalidades do estrangeiro morto nem dos desaparecidos.
Segundo a imprensa local, até sete pessoas morreram na avalanche e entre as vítimas teriam americanos, um italiano e um canadense.
Resgate atrasado pelo mau tempo
O mau tempo no distrito de Dolakha atrasou os trabalhos de resgate, mas um presidente conseguiu explorar a área e as operações de busca e resgate serão retomadas nesta terça-feira pela manhã, acrescentou Mahato.
Leia Também:
O Nepal tem oito das dez montanhas mais altas do mundo, incluindo o Everest, e recebe centenas de alpinistas e montanhistas todos os anos.
Himalaia em alerta: o impacto do ciclone Montha
Na semana passada, o ciclone Montha provocou intensas chuvas e nevascas em todo o Nepal, deixando excursionistas e turistas ilhados em algumas das rotas de caminhada mais transitadas do Himalaia.
Dois alpinistas italianos também desapareceram enquanto escalavam uma montanha no oeste do Nepal, informaram as autoridades nesta segunda-feira.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



