China faz apreensão recorde de cocaína colombiana | A TARDE
Atarde > Mundo

China faz apreensão recorde de cocaína colombiana

Publicado terça-feira, 09 de maio de 2006 às 18:30 h | Autor: Agencia Estado

Agentes policiais chineses e norte-americanos apreenderam mais de 136 quilos de cocaína colombiana no sul da China e detiveram nove pessoas, segundo autoridades locais. Os narcotraficantes sul-americanos parecem estar ampliando seu mercado na Ásia, na avaliação do agente William Fiebig, do Departamento Antidrogas dos EUA, que está em operação na capital chinesa. "Trata-se de um mercado enorme", afirmou.

A apreensão e as prisões foram realizadas em março depois de uma investigação de dois meses que contou com a colaboração da agência americana, informou o porta-voz da Administração Geral Aduaneira da China, Liu Guangping. Foi a primeira vez que autoridades chinesas e norte-americanas trabalharam juntas em uma investigação sobre narcotráfico. Agentes dos dois países compartilharam informações de inteligência e realizaram atividades conjuntas.

A maior parte da droga foi localizada em uma casa no distrito industrial de Zhongsshan, sul da China, próximo de Hong Kong. Entre os nove detidos, estão dois colombianos, além de suspeitos de Hong Kong e China, informaram as autoridades aduaneiras. Pelas leis chinesas, o crime de narcotráfico pode ser punido com a pena de morte.

Liu disse que a polícia descobriu um laboratório secreto para o refino da cocaína. Não foram revelados maiores detalhes, mas as fotos distribuídas pelos policiais mostram garrafas com éter etílico - componente utilizado na transformação da cocaína em crack. Os agentes confiscaram cerca de US$ 25 mil em moedas locais, ainda segundo o porta-voz.

Os agentes chineses registraram aumento de 435% na quantidade de drogas confiscadas nos primeiros três meses deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Quase metade desse total foram drogas sintéticas, incluindo ecstasy.

Publicações relacionadas