Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO

MUNDO

Ciberataque paralisa aeroportos europeus e causa caos em voos

Heathrow, Bruxelas e Berlim estão entre os terminais mais afetados

Iarla Queiroz
Por
Aeroporto de Heathrow, em Londres
Aeroporto de Heathrow, em Londres -

Um ataque cibernético contra o sistema de check-in e embarque de passageiros provocou atrasos e cancelamentos em aeroportos movimentados da Europa neste sábado (20). Entre os terminais atingidos estão Heathrow, em Londres — o mais movimentado do continente —, além de Bruxelas e Berlim.

O alvo foi a Collins Aerospace, subsidiária da americana RTX Corp., responsável por softwares usados mundialmente em autoatendimento, emissão de cartões de embarque e despacho de bagagens.

Tudo sobre Mundo em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Empresa confirma falha

Em comunicado, a Collins Aerospace reconheceu “interrupção cibernética” no software MUSE, mas afirmou que o efeito foi restrito. “O impacto limita-se ao check-in eletrônico de clientes e ao despacho de bagagem, podendo ser mitigado com procedimentos manuais”, explicou a companhia.

Leia Também:

AVANÇO

Aeroporto, rodovia e moradia: Itabuna terá série de obras
Aeroporto, rodovia e moradia: Itabuna terá série de obras imagem

FEIRA DE SANTANA

Simplão, Aeroporto de Feira e +: saiba o que está em jogo na Missão Brasília
Simplão, Aeroporto de Feira e +: saiba o que está em jogo na Missão Brasília imagem

AÇÃO CRIMINOSA

Motorista por app sofre emboscada no bambuzal do aeroporto de Salvador
Motorista por app sofre emboscada no bambuzal do aeroporto de Salvador imagem

Terminais recorrem a procedimentos manuais

No Reino Unido, o Aeroporto de Heathrow relatou um “problema técnico” em seus sistemas, o que comprometeu o embarque de passageiros. Em Berlim, autoridades confirmaram que as conexões foram cortadas para proteger a operação, e o site oficial alertou sobre longas filas no check-in.

Em Bruxelas, o ataque ocorreu ainda na noite de sexta-feira (19) e derrubou os sistemas automáticos, obrigando o uso de métodos manuais. A administração do terminal classificou o impacto como “grande” na programação dos voos, com atrasos e cancelamentos.

Voos cancelados e atrasos de horas

Segundo a Deutsche Welle, pelo menos 10 voos foram cancelados em Bruxelas e outros 17 enfrentaram atrasos superiores a uma hora. Passageiros foram orientados a checar o status do voo antes de sair de casa para evitar transtornos ainda maiores.

Apesar da gravidade, o efeito não foi uniforme. Frankfurt, na Alemanha, e Zurique, na Suíça, não registraram falhas. Os aeroportos da região de Paris — Roissy, Orly e Le Bourget — também relataram operação normal.

As administrações dos terminais afetados reforçaram o alerta para que os passageiros confirmem suas viagens diretamente com as companhias aéreas.

O episódio acontece apenas um dia depois de o aeroporto de São Petersburgo, na Rússia, ter anunciado que seu site oficial havia sido alvo de hackers.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Aeroporto check-in ciberataque

Relacionadas

Mais lidas